General Motors fabrica dezenas de motores com refrigeração líquida diferentes para Chevrolet, Pontiac, GMC, Oldsmobile e Pontiac. Propulsores do passado e do presente incluem a linha de quatro e seis cilindros, o V-6, o longa pequeno-bloco V-8, o musclebound big-block V-8, do Corvair plana de quatro cilindros, a LT ea série LS e motores Vortec de hoje. Chevrolet da GM era leal ao motor de seis cilindros por duas décadas antes de desenvolver o altamente popular de pequena e grande-bloco V-8. História
Chevrolets eram equipados com motores de seis cilindros por um breve período depois que ele se juntou a General Motors em 1917. A partir de 1919 através de 1928, Chevys só foram movidos por motores de quatro cilindros em linha. Em 1929, os duráveis e eficientes seis cilindros em linha "Stovebolt Seis", assim chamado porque as cabeças dos parafusos parecia parafusos de fogão, foi introduzido, de acordo com antiquechevy.com.
Significado
Ford desenvolveu um poderoso V-8, em 1932, mas Chevrolet da GM permaneceu com os direto-senas de quase duas décadas, devido à sua capacidade de 18 mpg e longa vida. O "Blue Flame", nomeado para a cor de seu bloco de motor, estreou em 1934 e desde 15 mais potência do que os mais velhos reta-seis, de acordo com antiquechevy.com.
Ar refrigerado Detour
1960-1969 Corvair foi oferecido para competir com o popular Fusca. O Corvair foi equipado com um motor de quatro cilindros refrigerado a ar horizontalmente opostos, mas gerou muito mais potência do que o Beetle com um 80 hp 2.3-litro versão, de acordo com antiquechevy.com.
Tamanhos New
General Motors apresentou o seu pequeno bloco de 265 polegadas cúbicas V-8 em 1955. Era compacto e poderoso sem sacrificar muito no consumo de combustível. O big-block V-8 foi lançado em 1958. O big-block desempenhou um papel vital nas guerras do muscle car dos anos 1960 e início dos anos 1970, com sua enorme 396 -, 425 -. Motores e 454-ci
avanços tecnológicos
A LT V-8, finalmente substituiu o pequeno-bloco V-8. Tecnologia superior na Série LT incluído cabeçotes de alumínio, um sistema de resfriamento de fluxo reverso para esfriar a cabeça antes de o bloco e controles eletrônicos. Estas novas características permitiram que o motor funcione mais suave, mais frio e mais económica, de acordo com superchevy.com. A série LS é o big-block versão V-8 introduzida em 1997 e projetado para veículos rear-wheel-drive GM.
Northstar Sistema
A Northstar apareceu em 1991 e foi a resposta da GM para a nova dupla overhead cam V-8s Europeia. "Sistema de Northstar" da GM combinava com a V-8, com uma suspensão sofisticada, direção e sistema de travagem. O motor foi baseado no Corvette ZR-1 V-8, que foi projetado pela Lotus, que foi detida pela GM. É usado principalmente em Cadillacs.
O Vortec
O 275-hp 4200 Vortec 4.2 litros foi introduzido em 2002. O nome Vortec é baseado na tecnologia de GM que cria um "vortex" na câmara de combustão para criar uma melhor mistura de ar e combustível para aumentar a potência. É o motor principal usado em veículos GM hoje. O Vortec 4300 4.3 litros V-6 é usado em minivans GM, vans full-size e caminhões compactos. O Vortec 4800 compacto 4.8 litros V-8 apareceu no 1999 Chevy e caminhões GMC. Ele foi concebido para desenvolver a utilização mais eficiente da potência de um motor menor. Um novo eixo de equilíbrio ajuda a minimizar a vibração do motor. Além disso, uma versão flexível do combustível utiliza 85 por cento de etanol, de acordo com Novak-adapt.com.