O Ford Modelo T era um carro popular produzido entre 1908 e 1927 por Henry Ford Ford Motor Company. Disponível em diversos estilos diferentes do corpo e níveis de acabamento, o modelo T foi o primeiro carro produzido em massa que fosse acessível para a classe média norte-americanos. Apesar de simples para os padrões modernos, o Modelo T apresentou inúmeras inovações que tiveram um efeito direto sobre a evolução dos carros ao longo do próximo século. Corpo
Uma importante fonte do sucesso do Modelo T era a sua versatilidade. Ao longo dos anos ele foi produzido em vários estilos diferentes para atender às necessidades dos motoristas, rurais, comerciais e privadas urbanas. Embora muitos dos componentes mecânicos permaneceu o mesmo, diferentes carruagens do corpo foram usados para uma T coupe modelo, wagon, sedan, roadster, e até mesmo uma T caminhonete modelo. O Modelo T era disponível com duas ou quatro portas e vários topos conversíveis ou fixos diferentes. Esta versatilidade contribuíram para as fortes vendas e levou à prática moderna da arquitetura universal, com as montadoras modernas utilizam um único frame como base para vários modelos diferentes.
Motor
O Modelo T foi alimentado por um motor a gasolina de combustão interna. O motor era um modelo de 4 cilindros em linha com uma cilindrada de 2,9 litros e uma potência de cerca de 20 cavalos de potência. O Modelo T também empregou a configuração da unidade motor /roda traseira dianteira, estabelecendo assim o padrão que iria durar por muitos anos na maioria dos carros do mercado de massa. Ford também iniciou uma tendência usando um único bloco do motor, ao invés de um bloco separado para cada cilindro, como era comum na época em que foi introduzido.
Wheels
As rodas do modelo T e sistema de suspensão foram projetados para as condições da estrada primitivas na América durante o início da década de 1900. O Modelo T apresentou rodas de madeira até 1926, quando falou rodas de aço tornou-se uma opção. Pneus do Modelo T eram de borracha e tubos de empregados com uma camada de piso exterior secundário. Pneus traseiros estavam mais amplo para ganhar força, enquanto que os pneus dianteiros estavam mais estreito para uma melhor direção. Ambos os eixos traseiros do Modelo T da frente e foram amortecedores sólidos e usado de primavera. Controles
Motorista
A experiência de dirigir um Modelo T era muito diferente da de dirigir um carro moderno. A maior parte do controlo de um modelo T foi realizada por meio de alavancas e os pedais. O carro usou um pedal de embreagem, que também atuou como um seletor de marchas. Um pedal reversa foi usada para envolver a sola marcha à ré, e um pedal de travão de limitar a transmissão de retardar o carro. Acelerador e faísca alavancas foram localizados perto do volante. Outros instrumentos incluído um controle carburador e interruptor do farol.
Safety Equipment
Embora o Modelo T não tinha equipamento de segurança mais moderno, foi comercializado como um carro seguro para um público que era mais usado para carruagens puxadas por cavalos e cuidado com a velocidade do automóvel e alto operação. O equipamento de segurança inclui pára-choques de metal e, eventualmente, de vidro resistente a quebra. Kits de reparação de pneus também foram incluídos em algumas Modelo T e contou com um jack veículo e remendo de pneus. Sinais da volta de reposição também foram produzidos, mas não conseguiu pegar até muito tempo depois de o Modelo T foi interrompida.