Chevrolet introduziu seu Chevette, em 1975, e continuou a vendê-lo ao longo do ano modelo 1987. Também vendido como Vauxhall Chevette, Opel Kadett, Isuzu Gemini e Holden Gêmeos, o Chevette foi o substituto de Chevy para a Vega muito criticado e foi desenhado para competir diretamente contra as importações, como o Volkswagen Rabbit, Honda CVCC (mais tarde Civic) eo Toyota Corolla . O modelo de 1986 representou a evolução final do minicarro da GM, que durante o seu ciclo de produção de 12 anos fez a transição de execução piada (o modelo 1976 foi votado como um dos 50 piores carros do Tempo de todos os tempos) para muito amado scoot-about. Disposição
Enquanto muitos de seus contemporâneos considerado o layout de tração traseira do Chevette como arcaico, foi esta característica que o diferencia de seus concorrentes estrangeiros. Na verdade, o Chevette foi um dos poucos remanescentes de RWD sub-compactos disponíveis em meados da década de 1980. Embora houvesse alguns outros (como o Toyota Corolla AE86), eles tendem a ser muito mais caros e não oferecem muito mais em termos de relação potência-peso.
Motores
Ao contrário da crença popular, o Chevette não usar contemporânea "Iron Duke" de quatro cilindros da GM, que viu dever em praticamente todos os outros carros GM quatro cilindros produzida de 1977 a 1993. Porque o Chevette foi originalmente concebido como um modelo de Europa-only, que costumava Cam-In-Head (CIH, conhecido como Overhead-Cam ou OHC na América) o motor do Opel 1.6L. Por que GM nunca fez a mudança para o mais poderoso Iron Duke (85 cv contra 70 cv do Chevette) é uma incógnita. O Chevette também veio como um Diesel 1.8L, mas aqueles que nunca eram tudo o que popular na América.
Transmissions
O modelo 1986 Chevette veio com três transmissão opções para a gasolina e dois para as variantes diesel-motor. A caixa de Saginaw manual de quatro marchas era equipamento de série em carros a gasolina, e os 5 velocidades Borg Warner T-5 manual e TH-180C três velocidades automática eram opções. Diesel tem o T-5 como equipamento standard, com o forte TH-200C três velocidades automática disponível como uma opção.
Guarnição Níveis
O Chevette foi introduzido em tanto "base" e níveis de acabamento "Scooter", que ambos desapareceram por o ano modelo 1985. O modelo básico e Scooter sempre foi um chamariz para a GM, o que significa que eles venderam igual ou inferior a fabricar custar simplesmente para estimular as vendas de outros modelos e obter mais Chevys nas ruas. Os únicos níveis de acabamento de transição para o ano modelo 1986 foram as linhas S e CS, que eram pacotes de cosméticos. O "S" trim incluído rodas pretas, grandes decalques de identificação, a grade dianteira vermelho com sotaque e molduras, eo "CS" oferecido cor da carroçaria pára-choques, a grade preta e baldes de farol com guarnição argent e um friso cromado no painel de instrumentos.
Mudanças Modelo Ano
Afora deixando apenas os modelos S e CS, o modelo 1986 foi o primeiro a vir com uma terceira luz de freio mandato federal montado na parte traseira vidro escotilha. Além disso, o "Check Engine" light foi substituído por um âmbar "Service Engine Soon" luz.