Freon é o nome da marca registada para um grupo de chloroflourcarbons que é usado principalmente como agente refrigerante e propulsor em latas de spray. O nome Freon pertence E.I. du Pont and Company. Freon é vulgarmente conhecida como R-12, mas que também passa por CFC-12 e Diclorodifluorometano. Freon foi inventado por Thomas Midgley, como uma alternativa aos agentes refrigerantes mais prejudiciais, tais como amoníaco, cloreto de metilo e de dióxido de enxofre, que são agentes de refrigerante tóxicos. Um gás inerte
Aaron Vorderstrasse escreveu que freon é um gás inerte que tem muitas propriedades nas ligações CF e síntese em química organicflourine. As ligações CF são difíceis de quebrar, assim, fazendo com que o composto estável
de esgotamento do ozono
Esta mesma qualidade de inércia tem sido associada ao esgotamento da Terra. camada de ozônio. O ozônio mantém uma temperatura uniforme na terra para sustentar a vida. Freon foi proibido de produção no mundo desenvolvido desde 1994.
No livro "Química, a Ciência Central", Theodore Brown e H. Eugene Lemay, Jr. escreveu, em 1981, que os CFCs é quimicamente inerte e não há nenhum processo químico relativamente rápida para removê-los da atmosfera. O processo de decomposição do CFCs pode levar décadas.
Exposição a chamas
R-12 pode representar um perigo quando ele é exposto ao fogo. De acordo com Adam Feneley, o gás pode se decompor em suas partes (HF e HCI). O R-12 tem o potencial de regeneração em fosgênio, um agente de guerra química.
R-12 Perigos de vazamento
inalação de R-12 diretamente de um vazamento pode ser tóxico . Adam Feneley escreve que freon se instala nos pulmões sempre que for inalado. É mais pesado do que o ar. Grandes quantidades deslocar o oxigênio e pode levar à asfixia.
Em 2008, matou 20 e feriu 21 submarinos russos a bordo do submarino K-152 Nerpa, quando um sistema de incêndio à base de freon foi ativado por engano.
Conclusão
Freon é a alternativa para seus antecessores mais tóxicos da tecnologia de refrigeração. Manutenção de uma unidade de freon requer o técnico a cumprir seção 608 da Lei do Ar Limpo de 1990. R-12 não pode ser ventilado para a atmosfera. Deve ser recuperados e reciclados.