GM (e, posteriormente, da Chevrolet V8) ainda são uma força dominante no mercado de hoje desempenho do motor como eles estavam em seu início mais de 50 anos atrás. Desde o primeiro dia, Chevrolet V8 tinha a reputação de ter um equilíbrio fantástico de desempenho e confiabilidade, economia de combustível veio mais tarde, mas veio forte. Enquanto muitos lamentam que a GM não oferece mais o seu V8 de bloco pequeno original, em qualquer aplicativo de estoque, você não tem que olhar muito longe para encontrar um novo alguém. Genesis
Ao mesmo tempo, as divisões da GM operado como entidades quase completamente separados, quase concorrentes dentro do mesmo mercado. De 1930 a 1955, a cada divisão, mas Chevrolet tinha algum tipo de motor de oito cilindros. Buick, Oldsmobile e Pontiac começou com in-line-8 motores e todos tem seus próprios projetos V8 em 1948. Ser o porta-estandarte para o desempenho de luxo da GM, Cadillacs tinha vindo com o Tpye 51 V8 desde 1914. Chevrolet tem sua vez no bastão V8 em 1955, quando a GM lançou seu motor totalmente novo em cima da válvula, o agora lendário Chevrolet "Turbo-Fire" (aka "small block").
Os pedidos iniciais
O pequeno bloco começou sua produção de 47 anos executado com um estrondo, introduzido como a opção mais alto desempenho para Ferrari-esmagamento do Chevy Corvette. Mal sabia Chevy saber quando introduziu seu pequeno V8 revvy 265 polegadas cúbicas que teria cerca de 15 anos depois crescer para mais de 400 centímetros cúbicos. A razão que hoje chamamos de Turbo-Fire um bloco "pequeno" é que a Chevrolet lançou um V8 ainda maior em 1958. Tecnicamente, é conhecida como a "série W", mas para os entusiastas que era simplesmente o "Big Block".
Dos anos Muscle
Após a equipe de engenheiros da Pontiac John Z. DeLorean passou pelas costas da GM para criar sua Tempest bem-educado o GTO seminal, inter-divisão corrida cavalos da GM foi oficialmente. De bloco pequeno da Chevrolet imediatamente passou de 283 centímetros cúbicos para 327 (1962), e cinco anos mais tarde expandido para 350. A "Série W" big-block caiu fora do mapa, substituído com um design mais corrida orientada (então Generation II), em 1963. Em 1966, o Gen II iria expandir a um NASCAR e Pro-Banco dominando 427, que equiparam alguns dos Chevrolets mais rápidos da época musclecar. Em 1970, o big-block tinha crescido para 454 polegadas cúbicas.
The New Kid
Através da década de 1970, tanto o grande e pequeno bloco havia degenerado em pouco mais do que os motores de barcos de baixo desempenho. Em 1982, o pequeno bloco tornou-se padrão motor V8 da GM para todas as divisões, anunciando a era dos motores "corporate". Big-blocos foram retiradas de todos os carros da GM no final de 1970, usado apenas em caminhões. Enquanto V8 com injeção de combustível de meados dos anos 1980 eram uma melhoria sobre 70 projetos, a GM reconheceu a necessidade de uma nova e melhorada versão do seu pequeno bloco padrão. GM introduziu o LT-1 bloco pequeno (uma evolução do bloco original pequeno), em 1992, mas foi extinto para o novo LS V8 em 1997.
Era Moderna
Todos Chevrolet moderno V8 "small-block" é baseado no motor LS (que pode ser furado e acidente vascular cerebral de 427 polegadas cúbicas), introduzido em 1997, embora muitos sejam de uma evolução LS ligeiramente diferente conhecido como Vortecs. Motores Vortec são principalmente voltadas para caminhões, mas os verdadeiros motores LS ainda são usados na maioria dos GMs carros de tamanho normal. O Big Block nunca saiu, mas ainda é usado basicamente da mesma forma em aplicações de caminhões grandes e está disponível como um motor de 502 "caixote" da GM Performance
.