O motor Hemi estratificado é na realidade uma série de motores de combustão interna que utilizam hemisférica, em vez de cilíndrico, câmaras de combustão. O nome Hemi é sinônimo de poder e tem levado vários dos carros que continham os motores Hemi para se tornar itens de colecionador valioso. Há muitas razões que o motor Hemi se destaca entre os seus colegas mais tradicionais. Projeto
motores Hemi utilizar uma série padrão de câmaras de combustão e pistões dispostos em configurações como V6 e V8. No entanto, ao invés de uma cabeça do pistão cilíndrico e câmara de combustão, os motores Hemi usar arredondados, hemisférica em forma de câmaras (ou meia-esfera). Isso altera a compressão do combustível e ar antes da ignição, além de mudar a forma como aberturas de câmara de escape.
História
Chrysler começou a desenvolver novos tipos de motores em 1930 . Pesquisa e desenvolvimento recebeu um impulso durante a Segunda Guerra Mundial, a partir do governo dos EUA, que financiou programas de motores relacionados com a guerra, incluindo a construção de motores de tanques da Chrysler. Os primeiros motores Hemi foram protótipo V12 e V16 motores para uso em tanques e aviões. Testes provaram bem sucedidos, e após o final da guerra, a Chrysler estabeleceu no projeto Hemi de veículos civis. Desde então, outras montadoras usaram projetos similares, mas a Chrysler continua vinculado ao nome e design Hemi.
Applications
Chrysler começou equipando veículos com o original motor Hemi em 1951. Ao longo dos anos de 1950, 1960 e 1970 (o "muscle car" era) Chrysler produziu motores V8 Hemi para uso em modelos como o Dodge Challenger, Plymouth Barracuda (conhecido como o Hemi Cuda 'quando assim equipado) e da série Chrysler 300 . O Hemi foi muitas vezes a opção de motor topo de um determinado modelo, levando Chrysler a usar o Hemi pesadamente em sua propaganda. Em 1964, a Chrysler desenvolveu uma nova versão do Hemi. Este modelo V8 de 426 polegadas cúbicas foi usado na NASCAR pilotos.
Vantagens
A principal vantagem do projeto do motor Hemi é sua alta eficiência volumétrica. Isto significa que um motor Hemi produz mais energia do que um motor de combustão tradicional com o mesmo volume de deslocamento e o consumo de combustível semelhante. A forma hemisférica da câmara de combustão significa que a combustão tem lugar sobre uma superfície menor, permitindo que menos calor para escapar e fazendo com que o combustível para queimar de maneira mais uniforme. Motores Hemi também usar válvulas maiores, que permitem maior fluxo de ar, além de melhorar a eficiência da combustão.
Usa Today
Hoje Chrysler oferece motores Hemi em vários de seus modelos high-end, incluindo carros esportivos e caminhões de grande porte. O "novo" 5,7 litros V8 Hemi apareceu pela primeira vez em 2002, após décadas de ausência de qualquer linha de modelos Chrysler. Além de carros desportivos e retro como o Dodge Charger, Dodge Challenger e Chrysler 300, os motoristas também podem comprar uma picape Dodge Ram Hemi-equipada ou Jeep Grand Cherokee SUV.