Pesquisadores e defensores ambientais falar muitas vezes sobre o impacto ambiental dos automóveis. Os milhões de carros nas estradas hoje, junto com os mercados emergentes para o consumo do automóvel, como China e Índia, contribuem de forma significativa para muitos dos maiores problemas ambientais. Carros poluem a Terra de maneiras diferentes e por razões diferentes. Produção
produção de um carro, facilmente esquecido, desempenha um papel significativo na pegada ambiental do veículo. Carros usam metais e outros materiais que os fornecedores devem produzir usando as operações de mineração em todo o mundo. Virando as matérias-primas em componentes do carro consome energia, grande parte do qual vem de fontes não-renováveis. Fábricas de automóveis também usar grandes quantidades de energia e ocupam grandes parcelas de terra. Montadoras precisam ainda mais terreno para campos de testes pavimentadas.
Combustíveis fósseis
Apesar do aumento em veículos híbrido-elétricos e opções de combustíveis alternativos, a maioria dos carros novos e usados ainda queimam gasolina ou gasóleo. Ambos estes combustíveis provenientes de petróleo, que se origina nas profundezas da Terra. Perfuração de petróleo é um processo prejudicial para o meio ambiente. Refinarias que o petróleo bruto em processo de combustível do veículo contribuem poluição adicional para o meio ambiente e consumir energia adicional.
Combustíveis alternativos
combustíveis alternativos, como a eletricidade, têm seu próprio impacto ambiental. Consideráveis quantidades de eletricidade para carregar carros elétricos vêm de usinas de energia que queimam carvão. Estes produzem emissões de carbono nocivas e usar uma fonte de energia não renovável para produzir electricidade. O hidrogênio é outra opção de combustível alternativo, mas requer grandes quantidades de energia para produzir. O mesmo acontece com o etanol de milho, que necessita de água para irrigar o milho por meses antes da colheita e conversão de combustível.
Emissões
emissões de um carro são a sua mais direta e visível contribuição para a poluição. Motores que queimam gasolina ou gasóleo expelir gases nocivos. Estes incluem dióxido de carbono, que se acumula na atmosfera e contribui fortemente para o aquecimento global, através do efeito de estufa. Os carros também podem vazar fluidos, inclusive petróleo, combustível, ácido de bateria e de arrefecimento do motor, os quais podem facilmente entrar nos sistemas de água e pôr em perigo a saúde das pessoas, plantas e animais.
Eliminação
Finalmente, os carros poluem quando eles não podem mais operar. Alguns materiais, tais como vidro e metal, são altamente recicláveis. No entanto, grande parte da massa de um carro desfeito acaba em um aterro ou ferro-velho. Esta quebra lentamente ao longo do tempo, o que representa riscos ambientais adicionais dos produtos químicos dentro