Antes de 1954, o único motor V8 da Chevrolet foi a série "D", um projeto considerado ultrapassado até mesmo por 1918 padrões (quando a empresa descontinuou-lo). No ponto médio do século, todos os outros divisão da General Motors (GM) tiveram um V8 para chamar de seu, e Chevy foi apanhado um pouco impotente quando introduziu o agora lendário Corvette em 1952. Embora o carro vendeu bem com a sua linha reta e seis motor, Chevy riscado do Corvette V8 coceira quando introduziu o small-block (um motor em cima da válvula projetado para alta performance) dois anos depois. Introdução
162 cavalos de potência 265, o primeiro e menor de todos os pequenos blocos, era o único disponível até Chevy substituiu-o com os 220 cavalos de potência, deslocamento 283 polegadas cúbicas (o " tamanho "do motor, ditada pelo diâmetro do pistão e até que ponto se move para cima e para baixo dentro do cilindro), em 1957. O primeiro projeto de bloco pequeno iria crescer tão grande quanto 307 polegadas até que a empresa deu mais grossas paredes do cilindro de um furo maior (diâmetro do cilindro /pistão) em 1962. A família furo de 4 polegadas incluía alguns dos mais famosos pequenos blocos de todos os tempos, incluindo o 327, 350 e 302 do motor de corrida Trans-Am. Ao contrário da crença popular, o 400 não fazia parte da família do furo de 4 polegadas, foi o primeiro e único pequeno bloco produzido com um furo 4,125 polegadas
O 350s
De longe, o motor mais amplamente utilizado na família pequeno-bloco é a 350, que entrou em quase uma dúzia de diferentes configurações na primeira geração sozinho (1967 a 1980). O G-48 é o mais básico e versátil, todos L-48s veio com carburadores Quadrajet de quatro cilindros, pistões em alumínio fundido e principais tampas de dois parafusos. Faixas de potência vão desde 175 cavalos de potência a 300, dependendo do ano de fabricação. Considerado o melhor em 350s de primeira geração, de Chevry LT-1 (fabricado 1970-1972) foi um anunciados fábrica de motores de 370 cavalos de potência, embora os números reais se aproximou de 400 cavalos de potência.
Segundo lugar Generation "LT"
Em 1992, Chevy redesenhou seu velho bloco pequeno com um sistema de resfriamento de fluxo reverso, melhores cabeças de cilindro e melhor injeção de combustível multiponto. Os sistemas de resfriamento de fluxo reverso manteve os cabeçotes (agora com água maior e passagens de ar) mais frios, permitindo maiores taxas de compressão sem risco de detonação ("bater"). Chevy atualizado o sistema de injeção de combustível com melhores injetores e um computador mais preciso de mais potência e economia de combustível. Buscando recorrer a algum do património corrida-winning do motor, Chevy batizou seu motor de segunda geração da série "LT". A LT foi muito superior ao pequeno bloco original em muitos aspectos, mas rapidamente deixou o lineup quando Chevy faseada-lo para o novo série LS em 1997.
Third Generation "LS"
A série LS pega em todos arquitectura tradicional do small-block (cam-em-block design "pushrod" e deslocamentos semelhantes), mas não compartilha um único componente com o seu antepassado. O cam-in-bock (onde a árvore de cames está alojado no bloco, ao contrário de "sobrecarga" projetos cam que a casa de câmara nos cabeçotes) permitidos para redução dos custos de produção e um tamanho bastante compacto motor em geral. A série LS inclui alguns dos motores da GM mais poderosos já produzidos e constitui a base para todos os carros V8 não Northstar-motores da GM.
Produção atual
Além do LS, pequenas correntes Chevy blocos a partir de 2010 incluem a série de motor de caminhão Vortec (que inclui alguns motores baseados em LS e alguns descendentes diretos do Gen II). GM não tinha usado o pequeno bloco tradicional em qualquer de seus veículos em mais de uma década a partir de 2010, mas a empresa ainda manteve em produção na forma de reposição motores "caixote" da GM Performance. GM engradado pequenos blocos ainda vêm com uma garantia total de fábrica, assim como os originais.