Desde os primeiros dias do automóvel, designers e fabricantes de automóveis continuaram a pioneira de novas técnicas e tecnologias para melhorar a eficiência, confiabilidade e desempenho. Para alguns motoristas, a velocidade é uma das características mais importantes de um carro, tanto em termos de aceleração em condições de condução diária e velocidade máxima de corrida. Há muitas maneiras diferentes, que vão de simples a muito complexo, para fazer um carro andar mais rápido. Motores
Uma das maneiras mais simples de aumentar a velocidade de um carro é equipar com um novo motor, mais potente. Motores maiores geralmente produzem mais potência pela queima mais combustível. Por esta razão, a maioria das montadoras oferecem motores maiores como opções para os compradores não preocupados com a eficiência do combustível, tanto quanto a velocidade. Além disso, os construtores de automóveis do aftermarket pode instalar um motor maior em um veículo para melhorar a sua velocidade, embora a um custo adicional significativo.
Sopradores
turbocompressores e compressores, conhecido coletivamente como ventiladores, são uma outra forma de fazer um carro andar mais rápido. Ambos estes dispositivos de forçar o ar adicional na câmara de combustão de um motor, resultando em uma combustão mais potente e mais energia para accionar o carro com a mesma quantidade de combustível. Turbocompressores de montagem para o sistema de escape do carro, enquanto compressores receber a energia diretamente do motor. Para melhorar a velocidade de um carro, ventiladores são muito mais rentável do que a instalação de um novo motor.
Pneus
pneus de um carro são muitas vezes um fator limitante na tentando alcançar velocidade máxima. As rodas motrizes representam o único ponto em que a potência do motor pode realmente impulsionar o carro para a frente. Grandes pneus com padrões de piso agressivo produzir mais atrito para uma aceleração mais rápida, mas também retardar o carro em altas velocidades. Pneus mais estreitos, que proporcionam uma melhor precisão de viragem, pode resultar em aceleração mais lenta.
Peso
de peso é outra parte importante da equação de performance automotiva. Um isqueiro do carro será capaz de viajar mais rápido do que um modelo mais pesado com o mesmo motor. Montadoras continuamente procurar novos materiais leves para usar em carros, tornando-se mais rápido e mais eficiente de combustível. Enquanto plásticos e fibra de vidro têm sido materiais populares no passado, as montadoras hoje estão usando ligas de alumínio e fibra de carbono para produzir painéis fortes do corpo de luz e superfícies interiores.
Outras Tecnologias
Outras tecnologias também podem melhorar a velocidade de um carro. Uma delas é a de injecção de combustível electrónico, que utiliza um computador para controlar a quantidade de combustível do motor atrai antes da combustão. Injetores de combustível substituir o carburador que já foi padrão nos carros, dando-lhes mais poder e eficiência. A aerodinâmica também desempenham um papel importante. Designers de automóveis testar seus modelos em túneis de vento para garantir que eles terão de enfrentar muito pouca resistência ao vento e permanecer firmemente plantados no chão, dando os pneus de um controle firme sobre a superfície da estrada.