número de identificação do veículo de um veículo (VIN) é como a sua certidão de nascimento, um identificador único que o diferencia de todos os outros. Modelos de veículos mais velhos carregam VINs 16 dígitos, enquanto VINs mais recentes são compostas de 17 dígitos /caracteres. De acordo com Vinguard.org, no início de 1980 todos os fabricantes foram obrigados por Highway Traffic Safety Administration Nacional dos EUA (USDOT) para atribuir VINs 17 caracteres para todos os veículos. Em 1983, ISO 3779 padrão introduziu um sistema VIN padrão para todos os fabricantes. No entanto, antes disso, o sistema não foi normalizado e a encriptação de VIN dependia do fabricante. O VIN contém identificadores incluindo país de origem, fabricante, ano, modelo e tipo de veículo. Instruções
1
Localize o VIN do veículo. Pode ser estampada na parte superior do tablier (para o lado do condutor), sob o pára-brisa ou no painel da porta interior.
2
Observe o primeiro dígito do código. Este número representa o país de origem do veículo. Normalmente, 1 ou 4 é para EUA, 2 é para o Canadá, 3 é para o México, J é para o Japão, S é para a Inglaterra, K é para a Coreia, W é para a Alemanha e Z é para a Itália.
3
Observe o segundo dígito do código. Isto representa o fabricante do veículo. Por exemplo, se o fabricante Ford, o personagem vai ser F. Da mesma forma, para Audi A, B para BMW, 4 para Buick, 6 para a Cadillac, um para Chevrolet, C para a Chrysler, 7 para a GM Canadá, G para a General Motors , H para a Honda, L para Lincoln, D para a Mercedes Benz, N para a Nissan, V para Volvo, T para Toyota e assim por diante.
4
Observe o terceiro dígito. Este número indica o tipo de veículo ou divisão de fabricação. Cada fabricante tem sua própria maneira de usar este campo. Por exemplo, se você é um VIN decodificação do Dodge Ram, os personagens 4, 5, 6 e 7 representam polivalentes de passageiros, ônibus, incompleta e caminhão, respectivamente.
5
Observe o quarto ao oitavo dígitos. Estes dígitos /caracteres ocupam cinco posições e são utilizados pelo fabricante para identificar atributos únicos do veículo, como estilo de corpo, tipo de motor, modelo e série.
6
Observe o personagem nono, o que é chamado de " dígito de verificação. "Em vez de representar um atributo, esse personagem verifica precisão VIN e faz do seu veículo VIN original de todos os outros veículos do seu tipo. De acordo com Vinguard.org, depois de o fabricante determina todos os outros personagens do VIN, o dígito de verificação é calculada usando um cálculo matemático com base na posição VIN, amostra VIN, o código de valor atribuído, peso e outros fatores. Os valores são então somados e a soma é dividida por 11. O resultado é o número de dígitos de verificação.
7
Observe o caráter 10, que identifica o ano do modelo do veículo. Por exemplo, de 1988 (J), 1989 (K), 1990 (G), 1991 (M), 1992 (N), 1993 (P), 1994 (I), 1995 (s), 1996 (T), 1997 ( V), 1998 (W), de 1999 (X), 2000 (Y), 2001 (1), 2002 (2), 2003 (3).
8
Observe o caráter 11, que identifica a fábrica de montagem onde o veículo foi montado. 12 a 16 dígitos são números de séries utilizadas para a identificação de seu veículo específico. Esses dígitos são sempre numéricos, e identificar a seqüência da produção de veículos, uma vez que sai da linha de montagem do fabricante. Por exemplo, o primeiro veículo a sair da linha de montagem pode ser 00001, enquanto o segundo pode ser 00002 (dependendo da construção de números de série do fabricante).