A designação 13B refere-se a um motor rotativo feito pela Mazda. O motor rotativo difere radicalmente do motor a pistão familiar. Em vez de peças pesadas de metal que viajam em alta velocidade em uma direção, parar e se mover na direção oposta causando vibração e stress, o motor rotativo usa peças que viajam sem problemas em torno de um círculo com pouca vibração ou fadiga de metal. Noções Básicas do Rotary
Tanto o motor a pistão eo motor rotativo tem um espaço no qual a mistura de combustível /ar é inalado, comprimido e incendiado, e exalou. O motor de pistão faz movendo o pistão para cima e para baixo dentro do mesmo espaço; desenho na mistura de combustível /ar, comprimindo e inflamando-o em seguida, empurrando os gases de escape para fora. O motor rotativo se transforma a partir do espaço ao espaço dentro de uma caixa circular, o transporte da mistura ar /combustível, junto com ele, comprimindo e inflamando-lo e livrar-se dos gases de escape. O invólucro circular bojos onde o triângulo desenha na mistura e multidões perto do triângulo para comprimir a mistura ar /combustível e inflamar-lo de combustível /ar, e depois novamente protuberâncias no espaço em que os gases de escape do motor a sair. O triângulo tem pequenos bares sentados sobre molas em cada canto para selar a mistura ar /combustível dentro, como se vê. Motores de pistão obter energia a partir de combustível explode quando a onda de choque da explosão empurra o pistão para baixo. Os motores rotativos têm um longo sulco ao longo do lado do triângulo, que se inicia depois gradualmente superficial é mais profundo na outra extremidade. É como uma vala rasa que começa em uma extremidade e fica mais profunda, até que termina abruptamente com uma parede vertical. Quando o combustível explode, a onda de choque se expande contra a parede vertical, movendo-se o triângulo mais em torno do círculo. O mesmo ciclo ocorre em todos os três lados do triângulo.
Comparando motores rotativos e pistão
Porque o motor rotativo não usa deslocamento da câmara de combustão, da mesma forma como o motor a pistão, as duas não podem ser comparados usando apenas centímetros cúbicos de cilindrada. A mistura de combustível /ar em cada câmara de combustão liberta a mesma energia, fazendo com que a saída de potência comparável. Em termos brutos, o deslocamento do motor rotativo deve ser multiplicada por 1,5 para ter uma idéia geral do tamanho de um motor a pistão comparável. A curva de potência, a potência e torque entregues pelo motor com o aumento da velocidade do motor, podem ser comparados diretamente. A suavidade do motor rotativo dá uma verdadeira vantagem, estendendo a curva de potência. Ele pode girar a uma velocidade maior do que o motor de pistão alternativo. Ambos os motores vêm em energia utilizável aproximadamente à mesma velocidade do motor, mas o motor de pistão deve ser limitada ou vai agitar-se até à morte. Para motores de pistão, de automóveis de passageiros, isto é, normalmente entre 4.000 rpm e 6.000 rpm. Muito poucos motores de pistão ir mais rápido. Motores rotativos como eles vêm de fábrica ir para 9.000 rpm. O poder está prontamente disponível e constante com o aumento da velocidade do motor.
13B Engine Basics
O motor 13B desloca 1.308 cc, usa uma taxa de compressão de 10,0 a 1 e entrega 232 cavalos de potência a 8.500 rpm e 159 lb-ft de torque a 5.500 rpm. Em 2002, a Mazda ofereceu uma versão turbo do 13B chamado 13B-REW que produzia 280 cavalos de potência. O combustível é fornecido pela injeção de combustível multiponto e deve ser premium octanas sem chumbo --- 91. A carcaça do rotor é feito de alumínio com um revestimento de aço-cromo. Mazda faz com que as caixas laterais de ferro fundido.