O Clean Air Act de 1970 ordenou a redução de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de azoto na atmosfera. Engenheiros desenvolvido catalisadores, que reduzem os gases tóxicos como os gases de escape passam através dele. O dispositivo é imperfeita, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA), porque os catalisadores operar ineficaz até que ele atinja sua temperatura de funcionamento ideal. Durante o período de aquecimento, os veículos produzem metade de todos os hidrocarbonetos não-metano e as emissões de dióxido de carbono tóxicos. Processo
Um conversor catalítico parece um silenciador. Tubo entra e sai do conversor em cada extremidade para conectar o dispositivo ao sistema de escape.
Existem dupla cama e conversores de três vias, de acordo com a EPA.
Como os gases de escape passam a primeira cama em um conversor dual-cama, de acordo com a Encyclopedia Britannica, catalisadores reduzir as emissões de óxido de nitrogênio, rasgando átomos de nitrogênio das moléculas e aprisionando-os. Este processo liberta a partir dos átomos de oxigénio. O gás de escape é oxidado com ar adicional, uma vez que passa por cima do segundo leito. Isso elimina o monóxido de carbono e os hidrocarbonetos não queimados.
Três vias conversores são mais avançados e realizar os processos simultaneamente.
Interno Estrutura
eficiência de conversão requer grandes superfícies. Engenharia microestrutural da estrutura de suporte cerâmico resultou em pelotas e monólitos do favo de mel.
Pellets são esferas porosas de aproximadamente 0.125 polegadas de diâmetro e têm até 10 mm da superfície interna. Um litro de pelotas, de acordo com a Encyclopedia Britannica, pode ter até 500.000 metros quadrados de superfície de apoio.
Cada colméia monólito tem cerca de 2.000 poros e é composto de cordierite revestido com alumina. Cada um favo de mel pode ter áreas de superfície de até um metro quadrado, mas, de acordo com a Enciclopédia Britânica, "este valor deve ser multiplicado muitas vezes, devido à porosidade da alumina na superfície."
Favos de mel são os mais caros dos suportes. A vantagem de favos de mel é uma menor redução da pressão de escape.
Catalisadores
Os catalisadores usados em conversores catalíticos são ou metais do grupo da platina ou de metais básicos tais como cromo, níquel e cobre, de acordo com a Encyclopedia Britannica.
depósitos de platina no catalisador de cerâmica são reduzidos a partículas de metal
Valuable
. De acordo com um artigo da Newsweek de 2008, os metais em conversores de levar a furtos. "Autoridades policiais do Maine ao sul da Califórnia relatório um aumento nos últimos anos de conversores catalíticos roubados, às vezes chamados de" gatos "ou" contras do gato. "Enquanto os ladrões poderiam vender conversores em jardas do salvamento para até US $ 200, os os proprietários de veículos enfrentou custos de até US $ 2.000 para substituí-los.
Um salto no preço da platina de R $ 500 a onça em 2000 a US $ 1.500 a onça em 2008 avisou a onda de furtos de conversor.
Alguns fabricantes, como a Subaru, procurou novos processos. "Nós preferimos não usar os metais preciosos como catalisadores. Eles são caros, valiosos recursos subterrâneos. Como não há outros materiais podem ser usados, dispomos de alumínio e de cério na base para alcançar um grande efeito de limpeza, com uma pequena quantidade de metais preciosos, "de acordo com Subaru engenheiro Masanori Sasaki." Além disso, podemos fazer as paredes do catalisador fina para reduzir a resistência ao fluxo dos gases de escape, melhorando o desempenho do motor. "
Outros estão se voltando para o ouro misturado com outros metais preciosos. Nanostellar executivo, Pankaj Dhingra, afirma que os testes de sua empresa mostram que o seu ouro liga, chamado NS Ouro, reduz as emissões de hidrocarbonetos e monóxido de carbono em motores a diesel em até 40 por cento mais do que os catalisadores de platina pura.