O Oldsmobile Cutlass foi introduzido em 1961 como um veículo compacto unibody. Ao longo dos anos, passou por muitas mudanças de design. Essas mudanças viu um aumento no tamanho do corpo, que levam a sua reclassificação como um veículo de luxo em 1972. Para além do seu tamanho, uma outra mudança notável na concepção do cutelo de classificação foi a 442. O 442 era um modelo individual, antes de 1972, mas tornou-se uma linha de corte no Cutlass nesse ano. Powertrain
um motor a gasolina de oito cilindros em linha e um carburador de corpo quádruplo alimentado de 1972 Cutlass. Ele mede cerca de 348 centímetros cúbicos, ou 5736 cc, e alcançou um binário máximo de 278 libras-pé a 2.400 rpm. O veículo ostentava 159 cv a 4.000 rpm. O, motor potente grande permitido o Cutlass para ir de 0 a 60 mph em 7,4 segundos.
Drive Train e Freios
O motor do Cutlass ligado a três -velocidade transmissão automática. Como era comum em veículos de luxo, empregava tração traseira para alcançar uma maior potência e aceleração. Poder de parada foi alcançado pela frente e freios traseiros a tambor.
Dimensões e tipo de corpo
A distância entre eixos foi de 115 polegadas, enquanto o comprimento total do veículo medida 206 polegadas. A maior parte desta diferença pode ser atribuído à grande compartimento do motor, o qual era necessário para alojar o motor de oito cilindros em linha. O veículo foi de 76 centímetros de largura e 53 centímetros de altura. Ele pesava £ 3.531. O Cutlass 1972 teve um tipo de corpo de duas portas com pára-choques mais arredondados e componentes externos do que alguns dos carros mais angulares de seu tempo, dando-lhe um coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,4. Foi também disponível como um conversível, mas esta opção foi eliminado no ano seguinte. A opção conversível não foi reintroduzido até 1990.
Estar
O interior espaçoso medido 5,75 metros cúbicos, o que permitiu um motorista adulto médio e passageiro amplo espaço nos assentos dianteiros . O banco traseiro também pode acomodar dois passageiros com amplo espaço braço, ou três passageiros sentados um pouco mais próximos. O veículo tinha dois cintos de segurança de três pontos na frente e três cintos de volta na parte traseira, exceto para os carros fabricados para venda no Canadá, onde a lei não exigir cinto de segurança em 1972.
Variantes
Além da opção conversível, uma outra variante foi produzido em 1972. Este modelo tinha um motor de 455 centímetros cúbicos com uma transmissão de quatro velocidades. Esta variante mais potente era rara - apenas 77 foram produzidos
.