O primeiro e único veículo de passageiros off-road para sair de uma linha de produção com o nome Lamborghini em 1977 foi o Cheetah. The Cheetah era um veículo Jeep de estilo protótipo que foi originalmente concebido para uso militar. Embora o próprio veículo nunca totalmente entrou em produção, o Cheetah foi encenado para ser o primeiro veículo todo-o-terreno da Lamborghini. Desbastadas e se assemelha a um Jeep de estilo SUV, o Cheetah tinha um motor em que ela nunca mais foi implementado dentro de outro veículo como o protótipo foi destruído durante o teste do veículo. Tamanho do motor
Segundo LamboCars.com, o grande motor 5,9-litro de Cheetah foi criticado durante o teste inicial. The Cheetah só ostentava um motor de 183 cavalos de potência. A colocação do motor de grandes dimensões também ajudou a diminuir a transferência de energia do motor em cavalos, como o motor inteiro foi colocado na parte traseira do veículo. Esta colocação do motor de grandes dimensões, mas enfraquecido também foi criticado por causar instabilidade geral passeio.
Motor Modificação
Entre as diversas modificações que foram feitas no motor para torná-lo propício para uso militar, o motor do Cheetah foi impermeabilizada. No entanto, esse recurso nunca teve a chance de ser cuidadosamente testado em combate. Além do motor impermeabilizado, o sistema de radiador também foi equipado com um sistema de infravermelhos que detectou quaisquer vazamentos ou obstruções. Este projeto se mostrou útil, pois ajudou o operador do veículo para saber imediatamente se o sistema de refrigeração vulnerável tinha sofrido danos durante o uso do veículo.
Transmissão
O protótipo Cheetah também foi projetado com um grande motor de fraca potência, 5,9 litros de ligar uma caixa de câmbio de três velocidades. A transmissão automática de três velocidades provou ser insuficiente para transferir a potência do motor em binário, no entanto, por causa da colocação do motor de ponta orientada para trás. Este projeto eo diferencial mínima engrenagem não permitir que o motor para conduzir a transmissão de uma quantidade significativa de torque, fazendo com que o Cheetah incapaz de produzir energia suficiente em proporções de gama baixa alavancagem. Sem a quantidade certa de energia produzida pelo motor e transferida pela caixa de velocidades, a Cheetah falhou em seu teste de curso eo modelo foi enviado de volta para a Itália no final do teste.
Engine Placement
O motor Cheetah foi projetado para ser um suporte traseiro. Esta colocação traseiro, juntamente com o corpo de fibra de vidro do veículo Chita, resultou em o peso do equilíbrio do veículo ser desligado e o motor de não ser capaz de proporcionar energia suficiente para realizar eficazmente o veículo e os seus passageiros de alta velocidade.
outras especificações
O motor Cheetah tinha um diâmetro e curso de 101,6 por 90,9 milímetros, com uma taxa de compressão de 8,4 para 1. A potência máxima é produzido foi de 183 cavalos de potência a 4.000 rpm com um torque máximo produzido de 231,5 libras-pé a 3.500 rpm. Era um motor refrigerado a água que usou o sistema elétrico de 12 volts diferente do rádio que atraiu 24 volts.