Depois do sucesso incrível com fabricação de motocicletas, a japonesa Honda aproveitou tecnologia bicicleta na produção de seu primeiro carro, o "S" roadster série em 1963. Em 1969, um modelo sedan 600 foi enviado para os Estados Unidos --- um pequeno carro básico sobre o mesmo tamanho de Mini de hoje. Honda logo introduziu o Coupe 600, na esperança de atrair aqueles que procuram um modelo desportivo. Honda retirou o cupê depois de 1972 por causa do aperto padrões de emissão e baixa de recurso, e substituiu-o com um todo-novo Honda Civic. Motor
O cupê é equipado com um motor de quatro tempos, refrigerado a ar, que coloca 36 cv a 6.000 rpm. Ele oferece 31,8 libras-pé de torque a 4.000 rpm. Existem duas válvulas por cilindro, com um único excêntrico sobrecarga. O diâmetro e curso são 2,91 e 2,74 polegadas, tornando o deslocamento 36,4 polegadas cúbicas. A relação de compressão é de 8,5:1. Tem uma transmissão manual de quatro velocidades. O carburador é um Keihin variável venturi.
Desempenho
Com um peso bruto de 1.312 quilos e ações Dunlop 145 SR10 pneus radiais, a de 0 a 60 o tempo é 23,6 segundo e requer 137,7 pés para frear 60-0, de acordo com a Road & edição de setembro da trilha de 1972. A fábrica afirma uma velocidade máxima de 78 mph, mas por causa de sua falta de isolamento acústico do som do motor é alto nessa velocidade. A direcção é de pinhão e cremalheira, tem um diâmetro de viragem de 32,2 metros de altura e requer 3,1 voltas de batente a batente. O consumo de combustível é de 39,8 mpg.
Construção
Este front-wheel-drive, três portas hatchback tem uma unidade de disco compacto que combina o motor, transmissão e unidade diferencial em uma única peça com um cárter comum. A suspensão dianteira usa um MacPherson modificada na parte superior e dois braços paralelos na parte inferior. A suspensão traseira tem feixe sólido, molas semi-elípticas e choques tubo. Tem uma construção unibody sólida, um tanque de combustível de 6,9 litros, uma distância entre eixos de 78,7 polegadas e é 122,8 centímetros de comprimento. Os freios dianteiros são de potência auxiliar servo discos e os freios traseiros são tambores.
Interior
O painel de instrumentos é escassa, mas ele tem um tacômetro, velocímetro e um medidor de combustível. A alça de mudança manual sai de sob o traço, à direita do volante, e usa o modelo padrão "H" para o deslocamento, embora inverso é um toque para a esquerda e para baixo. O interior é espaçoso para um cupê e quatro lugares, os assentos traseiros rebatíveis para baixo para fazer mais espaço de bagagem. Há uma luz no interior do telhado, bem como um holofote giratório.