Vários veículos emitem diferentes tipos e níveis de poluentes atmosféricos. A Agência de Proteção Ambiental divide veículos rodoviários em classes distintas, com normas de emissão adequadas ao seu tamanho e tipo de combustível. Cada classe podem produzir níveis de uma gama de compostos químicos diferentes. As normas da EPA para cada classe de uma medida relativa das diferenças de emissões a partir de um tipo de veículo para outro. Automóveis de passageiros e camiões
Os veículos rodoviários menor emissores são os veículos ligeiros de passageiros e de médio-direito. Esta categoria inclui os carros e picapes, SUVs e minivans com peso bruto de menos de 10.000 lbs. As normas para estes veículos consistem em níveis máximos admissíveis de óxidos de azoto (NOx), material particulado (PM), formaldeído (HCHO) e monóxido de carbono (CO). Desde 2004, os níveis de emissão permitidos para esses veículos foram de 0,2, 0,02, 4,2 e 0,018 gramas por quilómetro para os NOx, PM, CO, e HCHO respectivamente.
Heavy-Duty veículos a gasolina
veículos pesados são aqueles com um peso bruto de 10.000 lbs. ou mais. Eles incluem caminhões comerciais, caravanas e ônibus. Para estes veículos com motores a gasolina, o nível de monóxido de carbono autorizada é muito maior do que para os carros de passageiros, mas o NOX e partículas, que não são muito diferentes. A partir do ano de produção de 2008, a EPA lhes permitiu produzir 0,2, 0,01, 14,1 e 0,14 gramas por quilômetro de NOx, PM, CO e hidrocarbonetos não-metano (NMHC). Veículos mais antigos dessa classe pode produzir 20 vezes mais NOX e mais que o dobro das CO
pesados veículos a diesel
Comparado com os seus homólogos a gasolina, veículos pesados a diesel podem produzir sobre os mesmos níveis e tipos de poluentes. Veículos a diesel mais de 10.000 lbs. pode produzir de 0,2, 0,1, 15,5 e 0,14 gramas por quilômetro de NOx, PM, CO e NMHC. Veículos mais antigos desta classe poderia produzir 20 vezes mais de 10 vezes o PM muito e NOX.
Motorcycles
A partir de 2010, as motocicletas não deve emitir mais de 0,8 gramas por km combinada de HC e NOx, o qual é maior do que o padrão autorizado para outros veículos. Os veículos de duas rodas também pode emitir até 12,0 gramas de CO para cada quilômetro, o que é muito maior do que os carros e quase tanto como grandes caminhões.
Non-estrada veículos
Outros tipos de veículos de recreio que não são usados na estrada pode produzir muito maiores níveis de poluição do que aqueles regulados para o uso da estrada. A snowmobile dois tempos, por exemplo, pode produzir quase 100 vezes o HC combinado, CO e emissões de NOx como um típico carro de passageiros.