O termo motor "Hemi" foi registrado pela Chrysler Corporation em 1964;? No entanto, o conceito ea mesma tecnologia é utilizada por outras empresas com nomes diferentes. O Sistema Multi-Displacement (MDS) também é uma tecnologia Chrysler desenvolvido envolvendo cilindrada variável. É semelhante ao controle do cilindro ativo, Active Fuel Management e variáveis tecnologias Cylinder Management desenvolvidos pela Mercedes-Benz, GM e Honda, respectivamente. A Chrysler Hemi Motor
O motor Hemi era um motor de combustão interna projetado pela Chrysler, que utilizou uma câmara de combustão hemisférica. Isto permitiu que as válvulas estarem em linha, em vez de lado-a-lado, o que resultou num fluxo de ar mais simples e válvulas maiores. Este poderoso motor encontrado uso no XP-47 aeronaves, onde gerou uma potência máxima de 2.500 a 3.500 cavalos de potência. Também foi usado em tanques experimentais. Tornou-se popular quando ganhou os três primeiros lugares em 1964 Daytona 500 auto corrida.
O Hemi moderno difere muito do Hemi original, com apenas a disposição de válvulas perpendicular restante. Eles substituíram a linha de motores LA Chrysler no início de 2000. O Hemi moderno foi lançado com 5.7L, 6.1L e 6.4L deslocamentos, tudo que contou com MDS. A última versão 6.4L tinham uma potência máxima de 525 cavalos de potência.
Multi-Displacement Sistema
A tecnologia MDS permitiu a desativação de alguns cilindros quando eles não são necessários. Em baixa potência, o MDS ativado somente quatro cilindros. Quando era necessário mais poder, o modo V-8 foi ativado. De acordo com a Chrysler, isso resultou em economia de combustível de até 20 por cento mais eficiência. Este sistema também resultou em menor número de peças do motor, reduzindo assim os custos. O MDS foi ativado através do sistema de Controle Eletrônico do Acelerador. Esta transição sem permissão de oito para quatro cilindros em cerca de 0,040 segundo.
MDS-Equipado motores Hemi
O motor V-8 5.7L Hemi com MDS estava disponível em um número de Dodge, Chrysler e Jeep. Em 2005, ele estava disponível no Chrysler 300C, Dodge Charger, Dodge Magnum e Jeep Grand Cherokee. Em 2006, foi equipado no Dodge Durango, Dodge Ram 1500 e Jeep Commander. Tornou-se então disponível para o Chrysler Aspen em 2007 e Dodge Challenger, em 2009.
Em dezembro de 2010, a Car and Driver de website diz que o motor 6.4L Hemi V-8 com o MDS estará disponível no 2011 Dodge Challenger SRT8, bem como os próximos outras SRT V-8 modelos. No entanto, o MDS não estará disponível em carros com transmissões manuais.