The Morris Mini Minor é um rebadged Austin Mini Cooper. A British Motor Corporation (BMC) produziu dois carros começam em 1959 para criar a resposta britânica para a crescente popularidade do Volkswagen Beetle. O Morris e Austin Mini, projetado por Alec Issigonis, eram menores e tinham um motor menos potente do que a VW. No entanto, a Morris e Austin tornou-se imensamente popular para os seus custos operacionais e de baixa durabilidade.
Motor
Morris Mini Minor, e seu irmão quase idêntico, o Austin Mini, nasceram da necessidade econômica. O Reino Unido foi recuperando da devastação econômica da Segunda Guerra Mundial. O país precisava desesperadamente de um carro econômico. Por uma questão de orgulho nacional, BMC, que foi o resultado de uma fusão entre as montadoras lutando Nuffield Motors e Austin, recusou-se a considerar Volkswagen como o go-to carro para os cidadãos britânicos. Issigonis desenvolveu o Morris /Austin com um motor de quatro cilindros de 950cc. No entanto, BMC queria algo mais econômico. Eles também não queria que o Mini se mover muito rápido nas rodas de 10 polegadas do carro. Como resultado, Issigonis desenhou um motor de 850cc de 34 cavalos de potência que gerou 44 libras-pé de torque. O motor era muito menor do que 36 cavalos de potência do motor 1200cc da VW que gerou 56 libras-pé de torque. O Morris instalado o motor do Mini-se transversalmente em vez da configuração longitudinal convencional. A transmissão manual de quatro velocidades foi sob o motor, como uma medida de economia de espaço.
Estilos de corpo
O Morris Minor era um carro pequeno e versátil. Morris ofereceu como um cupê, conversível, sedã, picape, viajante e van. O viajante era mais ou menos uma mini perua. Primeiros viajantes tinha o tanque de combustível colocado na área de bagagem antes preocupações com segurança a sua remoção forçada para debaixo do chão. A picape era uma versão reduzida da van de entrega, que se tivesse sido uma versão do saloon. O Morris Mini Moke lembrava vagamente a Segunda Guerra Mundial-era Volkswagen Kurierwagen, mais tarde conhecido como o civil "coisa". Morris desenhou o Moke para aplicações militares, com uma maior distância ao solo, mas vendido como um modelo off-road civil.
Chassis
Morris Mini Minor sentou-se em uma distância entre eixos de 84,2 polegadas e medido apenas 129,9 centímetros de comprimento. Ele ficou uns meros 53,5 polegadas e 55,5 polegadas de largura. BMC insistiu que Issigonis ampliar o corpo de 55,5 polegadas a partir do original de 53,5 polegadas para fornecer mais espaço interior. O tanque de combustível realizou 7,2 litros e seu peso na calçada era £ 1.389. O Mini Moke foi ligeiramente menor, com uma distância entre eixos 79,9 polegadas e comprimento total de 119,5 polegadas. Todos os modelos apresentados dianteira independente e suspensão traseira e freios a tambor nas quatro rodas.
Upmarket
Como o Reino Unido começou a se recuperar a partir de 1950 vacas magras, BMC introduziu toques de luxo como couro e acabamento em madeira em sua Minis, incluindo o Morris Mini Super Deluxe. No entanto, a grande novidade foi o lançamento do Morris Mini Cooper eo Cooper Austin Seven 1961. Ambos contou com um motor de 997cc com carburadores duplos e freios a disco dianteiros. O Mini Cooper S com um motor de 1071cc, seguido em 1963 e uma versão de 1275cc em 1964.