GMC é a segunda maior divisão da General Motors nos Estados Unidos, ao lado apenas de Chevrolet e seguido por Pontiac. Ele se concentra na produção de utilitários esportivos, vans e caminhões comercializados nos Estados Unidos, assim como no Oriente Médio. Além de veículos de consumo, GMC também produziu ônibus, motor-homes e veículos militares. Oficialmente fundado em 1908, a história centenária do GMC oferece diversos fatos muito interessantes. GMC fundador eo primeiro GMC camiões
Em certo sentido, GMC começou logo em 1902, embora, a sua empresa-mãe, a General Motors, foi criada oficialmente em 1908. Duas empresas start-up começou a produzir caminhões em 1902: o rápido Motor Vehicle Company e Reliance Motor Company. Quando W.C. Durant começou a General Motors em 1908, as duas empresas foram absorvidos. Em 1912, os primeiros caminhões "GMC" foram oferecidos ao público, no entanto, esses caminhões foram apenas modelos da Reliance e rápida re-branded. Os primeiros verdadeiros caminhões GMC foram feitos e comercializados em 1914 - dois anos após a empresa fez sua estréia
Supporters aliados e Produtores nazistas
Quando a Segunda Guerra Mundial explodiu. , o governo dos EUA precisava todas as fábricas e empresas para ajudar no esforço de guerra. General Motors, juntamente com a marca GMC, respondeu a esta necessidade, convertendo todas as suas fábricas em fábricas de guerra. GM produzidos caminhões, armas, munições, tanques e aviões para as Forças Aliadas, com os gastos do governo dos EUA US $ 12 bilhões com GM sozinho. Como as fábricas GMC produziu veículos de guerra para as Forças Aliadas, Opel, subsidiária da General Motor estacionados na Alemanha, fechou um acordo com o exército nazista na década de 1930 antes do envolvimento dos EUA. General Motors era um forte produtor de veículos em toda a Europa durante esse tempo e Hitler sabia que a Opel foi a única empresa que pode ajudá-lo a produzir uma grande quantidade de veículos. Opel Trucks, rotulado como o "Blitz", foram muito utilizados durante os primeiros anos da guerra, quando a Alemanha começou a invadir outros países.
Veículo Hydro-alimentado e sua Demise
Em 1966, a GM revelou um 1966 GMC Handivan modificado para o público e marcou-o como o "Electrovan GM." O exterior do veículo se parecia com o modelo Handivan GMC 1966, mas o seu interior foi preenchido com a eletrônica incomuns e outros equipamentos do veículo. Foi o primeiro veículo movido por células de combustível de hidrogênio. Após a sua estreia, a GM decidiu interromper o projeto porque era muito caro para fabricar. As células de combustível usado durante esse tempo precisava de um monte de platina, fazendo com que o custo do veículo "o suficiente para comprar uma frota inteira de vans."
Veículos atuais e veículos descontinuados
Hoje, GMC produz veículos de grande consumo. Ele não oferece nenhum carros; seu menor modelo de produção é um veículo de passagem conhecido como o "GMC Terrain". O 2011 Terrain é um veículo de quatro portas, que pode acomodar cinco passageiros. De acordo com usnews.com, esta passagem é a melhor escolha entre os 23 outros veículos no mercado hoje. No passado, GMC produziu grandes veículos, como ônibus escolares, caminhões de bombeiros e até um motor home. O GMC Motor-home foi produzido pelo GMC, de 1973 até 1978 e foi o único motor home que foi produzido de forma independente por um fabricante de veículos grandes.
GMC Trucks vs Chevrolet e da GMC Preço Diferença
Exceto para crachás, emblemas e grades frontais, GMC e Chevrolet caminhões são veículos praticamente idênticos. Por exemplo, o modelo GMC Sierra partes quase todos os seus aspectos técnicos com o Chevrolet Silverado. Mesmo os diferentes modelos e variantes compartilham o mesmo motor, chassis e sistema de suspensão. A única grande diferença entre os dois modelos é que os caminhões GMC, muitas vezes têm melhor interior e opções de exteriores, tornando algumas versões do caminhão GMC mais caro.