Se há uma coisa que você pode dizer sobre Formula One esforços de corrida da Toyota, a de que eles não eram nada se não esforços. Embora certamente sério, Panasonic F1 equipe da Toyota nunca conseguiu alcançar as alturas do marques mais estabelecidas, como Ferrari e Honda. Com duração de apenas sete anos, a equipe de F1 bem financiado da Toyota é um estudo de caso por que o dinheiro não pode comprar o que você ganha. Enrance na F1
alta em seus sucessos de vendas-do-chão, a Toyota tirou tudo do financiamento de sua marginalmente sucesso LeMans e equipes de rally mundo para criar Panasonic Toyota Racing. Primeiro carro da equipe foi o TF101, um piloto bastante básico utilizado apenas para testes e fins de ajuste antes da entrada oficial em 2002. Batido sobre Formula One está circuitos estabelecidos por Mika Salo e Allan McNish, o Toyota TF101 ajudou a afinar o piloto oficial TF102.
2002 Temporada
Toyota caiu Salo e McNish nos assentos de seu TF102 durante o Australian Grand Prix 2002, onde trovejou a um sexto lugar. O TF102 iria coincidir com que o desempenho no Brasil duas corridas depois, mas nunca conseguiu melhor do que nas corridas que terminou. Isso quer dizer alguma coisa, uma vez que saiu ou caiu durante seis da série "17 corridas.
2003 Temporada
Em 2003, a Toyota substituiu seus pilotos anteriores com Olivier Panis e Cristiano da Matta, e introduziu o novo TF103 piloto. Enquanto a empresa pode ter escrito 2002 fora como um "ano de aprendizagem", que não conseguiu muito melhor em 2003. Panis fez terminar em quinto na Alemanha, mas falhas mecânicas ou acidentes obrigou-o a abandonar a nove de 17 corridas. Seu companheiro de equipe da Matta só abandonou a três, mas em média um acabamento nono ou décimo-lugar para a maioria dos outros.
2004 Temporada
Toyota começou a temporada com o TF104, Panis e Da Matta, mas até o final do ano acabou com um carro novo (o TF104B) e três novos controladores. Depois de ser responsabilizado pelo fraco desempenho do TF103 e TF104, carro designer Gustavo Brenner tem o boot e Renault diretor técnico Mike Gascoyne o substituiu. Gascoyne começou a trabalhar reavaliando o chassis para criar o TF-104B, enquanto a Toyota caiu da Matta e substituiu-o com Ricardo Zonta. Panis tem seus papéis andando antes da última corrida da temporada, em que novo driver Jarno Trulli terminou em 12 º lugar.
2005 Temporada
Com o TF105 e Trulli no roda, a Toyota finalmente conseguiu dois acabamentos segundos lugares na Malásia e Bahrein. Um terceiro lugar na Espanha, seguido, assim como uma série de quarto e quinto lugar acabamentos. Ralf Schumacher substituiu Zonta - que foi demitido antes do início da temporada -. E conseguiu uma série de bastante consistente quarta-through oitavo lugar acabamentos, bem como do terceiro lugar acabamentos em Hungria e China
2006 Temporada
Grandes mudanças foram na loja para o TF105 - que por si só era um design totalmente novo - a caminho de sua transformação em TF-106 e TF-106B. A maior eram muda para um motor V-8 e pneus Bridgestone. No entanto, no caso de a história se repetir, o carro de Schumacher não conseguiu terminar em sete das 17 corridas, e Trulli da queda de cinco.
2007 e 2008 estações
Mesmo básicos do carro, os motoristas e história em 2007, mas Schumacher foi bye-bye para a temporada 2008. Novo driver Timo Glock fez uma estréia infeliz, não conseguindo terminar na Austrália e na Malásia, mas se saindo um pouco melhor depois de terminar em segundo lugar na Hungria. Trulli conseguiu um terceiro lugar na França e em quarto lugar na Malásia, mas nunca conseguiu melhor que quinto, caso contrário
2009 Season -. Salvando o melhor para o último
Como sitiada como os esforços anteriores da Toyota parece, 2009 foi uma verdadeira tragédia. Não tanto pela forma como a equipe se saiu - que era inicialmente muito melhor do que em anos anteriores -, mas porque os problemas financeiros da empresa-mãe significava que não podia mais suportar Panasonic Toyota, assim como ele estava ficando seu agir em conjunto. A temporada começou bem, com Trulli gerir quarto lugar e dois de terceiro lugar termina em quatro corridas. Durante esses mesmos quatro corridas, Glock conseguiu terceiro e quarto lugar acabamentos. No entanto, as coisas rapidamente foi por água abaixo após a quinta corrida na Espanha, onde Glock terminou em 10 º e Trulli não terminou em tudo.
Ambos administrados segundo lugar termina no final da temporada, mas só em meio a uma série de carro falhas e termina na adolescência. Glock Toyota demitido depois que ele falhou ao iniciar uma corrida no Japão, e contratou o piloto japonês Kamui Kobayashi para duas corridas no final da temporada. Programa de F1 da Toyota nunca fez isso para 2010, antes de a empresa retirou seu apoio.