Um freio de estacionamento, por vezes também chamado de freio de mão ou freio de emergência, é um dispositivo que impede um carro em movimento, efetivamente mantê-lo no lugar enquanto parado ou diminuindo-o em movimento. Enquanto muitos freios de estacionamento em carros americanos estão localizados a uma curta distância da mão direita do motorista, diferentes estilos de freio de estacionamento pode ser localizado no lado esquerdo do assento, sob o volante ou até mesmo no chão. Estacionamento
Estacionamento sem o freio de mão pode adicionar estresse extra para os eixos e de transmissão.
um carro automático, o objetivo principal de um freio de estacionamento é manter o automóvel parado enquanto está no parque. Um motorista pode usar este sistema de travagem ao estacionar em uma colina para garantir que o carro não rolar. Da mesma forma, os instrutores de condução recomendamos sempre acionar o freio, quando estacionado, para evitar danos mecânicos, para manter os cabos de freio em ordem e para impedir que o carro rolar, se for atingido por outro veículo.
Abrandar em caso de emergência
Se o principal freio hidráulico pé falhar devido a um problema mecânico ou de emergência súbita, um motorista pode usar o freio de mão para reduzir a velocidade do carro e, eventualmente, parar. É por isso que também é chamado de "freio de emergência". No entanto, além de ser prejudicial para os sistemas mecânicos de um carro, usando um freio de mão para retardar um veículo para baixo não é mais eficaz do que usar o travão de pé. Os fabricantes recomendam usar apenas o freio de emergência quando for absolutamente necessário.
Transmissão manual
com sucesso a partir de um carro manual sobre uma colina é um desafio para os novos condutores pau-shift.
carros com transmissão manual, o freio de estacionamento também é usado quando se inicia o carro em uma ligeira inclinação. Porque transmissões manuais não têm a opção "Park" que bloqueia carros automáticos em uma posição estacionária, o freio de estacionamento é útil para evitar que o carro deslize para trás quando o motor é o primeiro envolvido. Como direcionadores manuais tornam-se mais experiente e pode ligar o motor rapidamente, que muitas vezes não precisa usar o freio de estacionamento em uma colina.
Mecânica
Freios a disco são mais seguros do que os freios a tambor mas também mais caro.
Ao contrário dos principais freios operados por um pedal que dependem de um sistema hidráulico complexo, o freio de estacionamento é uma linha direta de controle da mão do motorista para o sistema de travagem. Os componentes do freio de estacionamento diferentes para freio a disco e freios a tambor, mas ambos utilizam cabos fortes que atribuem ao mecanismo de frenagem. Em freios a tambor, os cabos estão conectados diretamente para as sapatas do freio. Com freios a disco, um sistema mais complicado é usado.