A Ford Motor Company fabricou os três velocidades transmissões automáticas C4 e C6. Estas duas armas de fogo automáticas eram muito semelhantes, mas o C4 transmitido de energia para carros compactos e de tamanho médio de passageiros com seis cilindros em pequenos blocos motores V-8. O C6 foi essencialmente uma versão pesada do C4 usado em caminhões e carros de passageiros equipados com big-block V-8 e alguns pequenos blocos. Ambas as transmissões utilizado um conjunto de engrenagens planetárias Simpson. Background Fotografia de
O C4 e C6 automáticas eram simplesmente projetados transmissões três velocidades derivadas do original FMX do Ford /Cruise-O-Matic /transmissões Merc-O-Matic, que estreou em 1951. Embora a Ford foi um retardatário para produzir armas de fogo automáticas, a montadora desenvolveu o padrão de seleção de marchas universal de PRNDL. O padrão agora é o padrão para todas as armas de fogo automáticas, porque coloca neutra entre "Drive" e "Reverse" para reduzir o potencial de danificar a transmissão acidentalmente mudando de "Drive" em "Reverse". Ford lançou o C4 em 1964, daí a número de "4", e a C6, em 1966. Ford substituiu o C4 em 1983 com o C5, que era uma versão mais forte do C-4 com uma embreagem de bloqueio do conversor de torque. O C6 permaneceu em produção até 1996, quando o Overdrive automática, ou AOD, transmissão substituiu.
C4
O C4 era mais leve e mais durável do que o original Ford- Versões O-Matic da década de 1950. Em 2011, manteve-se um dos favoritos para os entusiastas de desempenho e restauração com Fords equipado com pequeno-bloco V-8. O controle de tração traseira hidráulica C4 apresentou um case de alumínio com uma habitação sino separado. Ano modelo 1964 versões tinham uma habitação sino de cinco parafusos, e as 1965 e mais tarde C4s tinha um parafuso de seis casa sino. Algumas versões de cinco parafusos restantes encontraram seu caminho em algum 1965 Fords. Relações de transmissão do C4 foram 2,46 para 1 para a primeira marcha, 1,4-para-1 para o segundo, acionamento direto 1,00 para 1 para o terceiro e 2,18 para 1 para o reverso.
C4 Applications
Ford instalou o C4 no Ford Fairlane, Galaxie, Falcon, LTD II, Ranger, Thunderbird, Mustang, Fairmont eo Mercury Cougar. Mais Fords equipado com o motor de 200 polegadas cúbicas seis cilindros em linha recebeu o C4 como um automático opcional.
C6
O C6 e C4 compartilhavam o mesmo relações de transmissão. Ford projetou o C6 para caber em qualquer carro ou caminhão equipado com o C4. O C6 difere do C4, porque era mais silencioso e mudou de forma mais suave. Ele também tinha uma capacidade de torque que era grande o suficiente para acomodar futuros motores Ford com maior potência e torque. O C6 também empregou uma Borg-Warner banda mudança flexível para melhorar o deslocamento e durabilidade, o que foi uma primeira vez para qualquer transmissão automática. Ao contrário de habitação sino do C4, que tinha um elenco de duas peças, sino habitacional do C6 tinha uma única peça de fundição.
C6 Applications
O C6 combinado carros Ford e caminhões equipados com o pequeno bloco 351 Windsor, 351 Cleveland V-8 e 390, o big-block 400 -, 428 - e 429 polegadas cúbicas V-8, e motores diesel. 1970 1/2 Falcons Ford equipados com o desempenho V-8 recebeu o C6. Outros veículos equipados com o C6 incluída a picape Ford F-Series, Bronco veículo utilitário esportivo, Fairlane, Galaxie, LTD, Torino, Thunderbird, Lincoln, eo Mercury Comet, Puma, Meteor, Montego e Monterey.