O Volkswagen Beetle 1969, também conhecido como o Bug VW, foi, talvez, no auge do desenvolvimento do Beetle em termos de desempenho e segurança. Era muito parecido com o modelo 1968, com seu painel acolchoado, pára-choques aerodinâmicos e faróis selados. No entanto, pequenos toques ao longo de 1969 Beetle tornou mais confortável e conveniente para dirigir. Até o final do ano modelo 1969, 1.210.000 unidades foram produzidas, ante 1,13 milhões Beetles produzidos em 1968. Corpo
O Fusca passou por uma reforma em 1968, que viu muitas melhorias, mas também irritou os puristas. Volkswagen transitar as melhorias em 1969 e acrescentou extras. Do lado de fora, o Beetle 1969 apresentou grandes lanternas traseiras com luzes de backup integrado no conjunto. O pára-choques dianteiro e traseiro foram uma faixa cromada de peça única, com uma listra preta que atravessa-lo. Os piscas dianteiros permaneceu em cima dos pára-lamas protuberantes. A tampa do deck traseiro destaque em cromo roteiro "Volkswagen" e "1500", o que denota o deslocamento do motor em centímetros cúbicos. Plataforma traseira do Beetle conversível destaque respiros duplos para um melhor arrefecimento do motor, mas o sedan não. Os faróis, como os modelos de 1967 e 1968, eram feixes selados, que deu os pára-lamas dianteiros um olhar mais cut-off na frente em comparação com as versões anteriores a 1967 arredondados. Novo para 1969 foi a porta de combustível de bloqueio. A partir do deck traseiro para o nariz, o Beetle 1969 era praticamente idêntico ao modelo 1968.
Interior
À primeira vista, o Beetle 1969 parece idêntico aos modelos anteriores . Mas a novidade para 1969 foi um desembaçador do vidro traseiro, travamento do volante, dia /noite, espelho retrovisor e da liberação do tronco reposicionado para o porta-luvas em vez de puxar o botão No painel do lado do motorista. Os assentos foram redesenhados para 1969 com fechaduras sem inclinação de segurança, e volta e encostos de ombro do cinto de segurança. Os engenheiros da Volkswagen também recesso os puxadores das portas interiores e acrescentou fechaduras de segurança, uma mudança que requer ocupantes para destrancar a porta antes de sair. O Beetle 1969 foi também o primeiro modelo a ter um volante dobrável.
Poder
Sob a tampa deck traseiro era um 1500cc refrigerado a ar horizontalmente opostos de quatro cilindros, motor de quatro tempos. Furo do motor foi 3,27 polegadas de diâmetro eo curso chegou a 2,72 polegadas. Um único carburador barril com uma bobina de combustível entregue automático para o motor. O motor de 53 cavalos de potência gerada e 78 libras-pé de torque. A sua taxa de compressão foi de 7,5 para 1. A transmissão manual de quatro velocidades, o que não mudou em duas décadas, fez a potência do motor para as rodas. A velocidade não era o melhor trunfo de 1969 do Beetle. O domínio de 0 a 50 mph em cerca de 12 segundos, e a sua velocidade máxima era de 78 milhas por hora. Produziu economia de combustível de 32 mpg.
Engenharia
Volkswagen realizado ao longo de sua vara de mudança da transmissão automática semi-automática a partir de 1968 Beetle para os modelos 1969. Era impopular no momento, porque em grande parte insultado puristas que preferem moer através de quatro marchas com a transmissão manual. O semi-automático foi, todavia, um precursor do AutoStick em veículos do rodeio no início de 2000. A traseira destaque eixos traseiros dupla articulação de suspensão independente que resultou em melhor qualidade de passeio. Ele também veio com freios a disco dianteiros para melhor poder de parada. Novo para 1969 era um sistema de travagem dupla, que em essência é um backup se um sistema falhar.