A história da Ford Festiva, um carro subcompacto para o combustível-sorvendo, mercado economicamente consciente, se estende por mais de 15 anos. Embora o tempo do carro na América do Norte foi breve, durando apenas a partir de 1988 e 1993, o Festiva deixou sua marca em muitos cantos do mundo. Entusiastas lembrar o Festiva como um auto eficiente, na verdade, a Agência de Proteção Ambiental colocou a 1988 Ford Festiva no No. 25 na lista dos mais eficientes carros desde 1984 lançado 2011. Primeira Geração
Em 1986, a Ford Motor Company recrutou seu parceiro japonês, Mazda, para ajudar a criar um carro subcompacto eficiente e econômica. Baseado na plataforma do Mazda 121, as empresas criaram o Festiva, fabricado pela Kia Motors da Coréia do Sul e se ofereceu para mercados norte-americanos em 1988. Nos estados, a Festiva de primeira geração veio na forma de um hatchback de três portas, com um motor de 1.3 litros, de quatro cilindros. Este pequeno carro de colocar para fora 58 cavalos e tem uma média de 39 milhas a partir de um único litro de gasolina. Os mercados internacionais viu sedan de quatro portas e versões hatchback de cinco portas do carro.
Segunda Geração
Em 1993, a Ford vendeu 192.685 Festivas no Japão sozinho. No mesmo ano, a empresa reforçou sua parceria com a Kia, co-desenvolvimento da segunda geração do Festiva com a empresa do motor coreano. Esta nova iteração - que veio em três, quatro e modelos de cinco portas - era conhecido como o Aspire Ford na América do Norte. O Festiva redesenhado manteve o seu motor de 1.3 litros, de quatro cilindros, mas viu um aumento de potência de 63 cavalos e recebeu, um novo estilo de corpo arredondado que foi mais longa e mais elegante do que o seu antecessor.
Terceira Geração
De certa forma, o Festiva vive como o Mazda Demio.
A terceira geração do Ford Festiva consistiu de apenas um modelo, o Ford Festiva Mini Wagon, um rótulo Japão somente introduzida em 1996. Este carro de cinco portas, na verdade, uma re-branded Mazda Demio - que era uma evolução contínua do Mazda 121 - foi a Festiva em apenas nome. O quatro cilindros Demio, ou Mini Wagon, contou com um 1.3 ou 1.5-litro, de quatro cilindros. O nome Festiva fez sua última aparição no Japão em 2002.
Outras iterações
Ao longo da história do carro, as versões do Ford Festiva apareceu no Japão, América do Norte, Austrália , Nova Zelândia e vários mercados europeus. Nos mercados europeus e australianos durante os anos 1990, a Mazda posicionado o seu próprio 121 contra o Festiva ajudou originam. Em alguns mercados internacionais, a Kia ofereceu a Festiva como o Kia Pride até 2000. Kia ofereceu a Festiva de segunda geração como o Kia Avella na Coréia do Sul.