Em 1930, a indústria automobilística estava começando a se transformar de uma indústria cheia de pequenas start-up de empresas de um onde apenas as grandes corporações podiam prosperar. Mais importante ainda, os "três grandes" de Detroit tinha feito o que muitos de seus concorrentes não tinha sido capaz de - sobreviver aos primeiros dias de competição automóvel em 1930. Outras empresas também existiu durante a década, mas certamente marcou a dominação continuada de Ford, General Motors e Chrysler na cidade motor. Ford
Ford não era o gigante em 1930 que tinha sido nas duas décadas anteriores. Ele ainda tinha muitos carros disponíveis, incluindo várias marcas subsidiárias de propriedade da empresa-mãe Ford. Para a própria Ford, a introdução de um motor V-8 foi a grande mudança em seus carros. Ford também era dono de Lincoln e Mercury, que tinha vários modelos disponíveis na década. O ano de 1939, por exemplo, viu a introdução do Lincoln-Zephyr Continental.
General Motors
General Motors, como a Ford, foi uma das maiores montadoras de Detroit . Muitas das marcas de automóveis mais conhecidas produzidas ao longo da história caem sob a marca GM, e vários deles estavam em produção em 1930. A mais importante delas foram Oldsmobile, Chevrolet, Buick, Cadillac, Pontiac e da própria GM.
Chrysler
O terceiro membro dos três grandes também foi bem estabelecida na década de 1930. Marca secundário principal da Chrysler Plymouth tinha sido antes de 1930. Esta continuará a ser uma marca importante para a empresa, mas a aquisição de Dodge em 1929 significava que o rodeio tornou-se, juntamente com si Chrysler, a principal marca da empresa. Todos esses nomes sobreviveu por muitos mais anos. No entanto, outra marca Chrysler produzido na década de 30, o DeSoto, só iria sobreviver algumas décadas mais.
Empresas menores americanos
Outras empresas americanas produziu carros em 1930 . Algumas dessas empresas eram menores e não durou muito tempo, como Cord, enquanto outros fizeram muito bem para um número de anos, como Nash. Studebaker Packard e outras duas empresas que foram jogadores importantes durante os anos 1930.
Imports
Além das empresas norte-americanas, as empresas na Grã-Bretanha, Japão, Alemanha, Itália e em outros lugares foram fazer carros durante os anos 1930. Na Grã-Bretanha, empresas como a Rolls Royce, Austin, Aston Martin, Morris e MG carros produzidos na década. Na Alemanha, BMW e Mercedes foram ambos já em produção e Volkswagen foi fundada durante a década. Toyota e Nissan foram tanto a fazer carros no Japão até o final de 1930.