motores Volvo Penta pode traçar a sua linhagem até o início do século 20, quando um engenheiro sueco projetou um motor a ser utilizado na fundição de sua empresa. Em meados do século, a montadora Volvo adquiriu o fabricante do motor e estava à procura de maneiras de trazer um poder sem precedentes para seus carros. Assim, o Penta Volvo V-8 nasceu. Origens
Em 1907, empresa sueca Skofde Gjuteri och Mekaniska Verkstad produziu seu motor B1, um motor a querosene-driven desenhado por Edvard Hubendick a ser testado em siderurgia da empresa. O mecanismo de teste foi um sucesso, e que entrou em produção comercial. O novo produto recebeu o nome de Penta, que é a palavra grega para "cinco", porque havia cinco homens presentes na reunião em que o projeto foi apresentado. Clientes para o novo motor incluído construtores de barcos, bombeiros eo exército. Em 1919, a empresa foi rebatizada Pentaverken.
Volvo
fabricante de automóveis Volvo ordenou seus primeiros motores Penta em 1925, e as resultantes de 28 cavalos de potência motores de AD foram entregues por Pentaverken a Volvo dois anos depois. Os motores da AD foram seguidos por DB e os modelos EB. Em 1930, a Volvo foi um dos maiores clientes da Pentaverken, ea montadora começou a adquirir um interesse financeiro no fabricante do motor. Em 1935, a Volvo tomou o controle completo de Pentaverken e rebatizou-Volvo Pentaverken. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Volvo estava distraído com a produção de guerra, mas os anos do pós-guerra, começou um período de intenso desenvolvimento de produtos para Penta.
B36 Motor
Em 1950, o engenheiro Jan Wilsgaard projetou um carro para substituir o PV 444, modelo de quatro cilindros pequeno da Volvo que tinha sido introduzida em 1944. O novo carro, chamado Philip, era movido por um 3,6-litros V-8, que produziu 120 cavalos de potência. A Philip fraco desempenho, no entanto, o projeto foi cancelado depois de apenas um protótipo foi construído. O motor V-8, o chamado B36, foi usada em vez de aplicações marítimas e no caminhão leve Snabbe. Desenvolvimento do motor V-8 para aplicações automotivas logo foi abandonado em favor de uma nova in-line motor de seis cilindros, o B30.
XC90 V-8
Penta continuou a produzir motores V-8 para uso marítimo e industrial, mas a Volvo não usaria um V-8 em qualquer um dos seus automóveis até 2005, quando o XC90 SUV foi oferecido com um motor de 315 cavalos de potência V-8 como uma opção. A potência do motor V-8 foi rebaixado para 311 cavalos de potência em 2011, mas revisores em Edmunds reivindicar o V-8 ainda oferece melhorias significativas no desempenho em relação ao motor de seis cilindros XC90.