Carros engraçados e Top dragsters de combustível são carros de corrida arrastar profissionais e têm a sua própria categoria de corrida. Carros engraçados apresentam corpos de fibra de carbono sobre um chassi convencional e se assemelham a carros de produção. Dragsters Top Fuel geralmente têm a mesma potência como carros engraçados, mas são mais rápidos porque eles são mais leves, com corpos estreitos. Carros engraçados e dragsters Top Fuel são em linha reta pilotos quartas-de-milha. Categorias
carros engraçados tem a potência do motor semelhante ao dragster Top Fuel, mas têm corpos completos.
The National Hot Rod Association, ou NHRA, divide veículos de corrida profissionais em 12 categorias: Top Fuel, Funny Car, Pro Banco de motocicleta, Dragster Top Alcohol, Top Alcohol Funny Car, Comp, Super Comp, Banco, Super Stock, Pro Banco de Super Gás e Super Street. Motores e chassis da dos carros estão bem regulado. Super Stocks parecer da carros, mas altamente modificado. Carros da Pro tecnicamente são de fábrica avançados hot rods. Pro motocicletas ações são as versões de duas rodas dos carros da Pro. Carros engraçados, muitas vezes apresentam corpos modificados de veículos de fábrica. Dragsters Top Fuel usar supercharged, motores nitro de queima em vez de gasolina para ligar o motor. Top Álcool dragsters e carros engraçados usar nitrometano com injeção ou metanol queima de motores sobrealimentados. Comps dragsters são alterados, roadsters, sedãs, cupês, carros compactos e caminhões. Super Comp e veículos de Super Street modificaram chassis, motor e carroçarias. Super Gas é uma versão full-bodied de um open-wheel Super Comp. Super ruas são veículos encorpados em 2.800 libras.
Origens Funny Car
carros engraçados começaram a aparecer em tiras de arrasto em torno de 1964, quando os pilotos começaram a usar carros Dodge e Plymouth com distância entre eixos radicalmente alteradas que tiveram o eixo traseiro avançou por cerca de 15 polegadas, e as rodas da frente se moveu em direção ao nariz por cerca de 10 centímetros. Estes veículos primeiros Chrysler apresentou um motor de 426 polegadas cúbicas Hemi V-8. Equipes de corrida reduziu o peso do carro engraçado por cerca de 200 quilos, quimicamente moagem do corpo e substituindo os pára-lamas dianteiros, capô de aço, deck traseiro e portas com versões de fibra de vidro. Uma faixa locutor NHRA observou os veículos eram "engraçado olhar", eo apelido não apenas preso, mas tornou-se uma categoria oficial NHRA.
Comum Características
O carro engraçado e dragster Top Fuel compartilham muitas características. Eles podem gerar até 7.000 cavalos de potência, ou cerca de 750 cavalos de potência por cilindro baseado em um motor de oito cilindros. A saída é cerca de 37 vezes mais potente que o carro de produção da fábrica padrão. Ambos os veículos queimam cerca de cinco litros de combustível em um prazo de um quarto de milha, que calcula a média entre 16 e 20 litros de combustível para apenas uma milha.
Carros engraçados
modernos carros engraçados empregar aerodinamicamente alterados corpos de fibra de carbono para reduzir o arrasto do vento e peso do veículo. Carros mais engraçados tem nitrometano supercharged 426 polegadas cúbicas de combustível injetado motores Hemi da Chrysler capazes de atingir o quarto de milha em 4,6 segundos em 330 mph. Algumas equipes arrastar utilizar máquinas Ford-construídos. Equipe Wilkerson Racing, por exemplo, usou um 2009 Shelby Mustang em NHR categoria Funny Car. Ele tinha uma distância entre eixos de 125 polegadas, rodas de corrida de solda, pneus Goodyear e uma capacidade de combustível de 18 litros. O motor era de 7.000 cavalos supercharged de 500 polegadas cúbicas Ford V-8.
Principais Origens de combustível e Específicos
NHRA sancionada dragster datas de corridas para 1953. Front-motor Top dragsters de combustível eram comuns até o início dos anos 1970, quando as versões com motor traseiro estreou para melhorar a segurança do motorista. Os pneus traseiros de 17 polegadas de contemporâneos dragsters Top Fuel experimentar até 8.000 libras de downforce criados por asas aerodinâmicas do piloto que são usados para reduzir a resistência do vento. Esses veículos pode chegar a 100 mph de um ponto morto em cerca de 0,8 segundos e pode atingir 280 mph em 660 pés.