Ganhar prêmios pelo design dos modelos 1953, Studebaker bater popularidade nos anos 50 com o seu comandante e os carros Campeões. No entanto, a popularidade não chegou a seguir o plano da empresa para as vendas. Os consumidores exigiram os modelos cupê Studebaker, em vez de os sedans, a empresa havia planejado a produção para o mercado desejo oposto. No geral, a Studebaker produziu sete desenhos do corpo em 1953 centrado em torno das duas opções de motor do campeão de seis cilindros e os carros Comandante de oito cilindros. O Campeão de seis cilindros
Nomeado o campeão 6, o Studebaker menor veio em qualquer um design de duas ou quatro portas, sedan. Comprá-lo como um cupê ou como conversível também foi uma opção.
O motor de seis cilindros incluída uma medida diâmetro e curso de 3 polegadas por 4 polegadas, eo projeto abrangeu um deslocamento cúbico de 169,5 centímetros. A taxa de compressão dependia da transmissão correspondente para o motor. Com a versão manual era de 7,0 para 1. Com a transmissão automática, a medida de compressão de 7,5 para 1.
O sistema de arrefecimento do motor era à base de água e tinha uma opção de projeto para ser executado com ou sem um aquecedor.
O poder da o motor campeão 6 medido a 85 cavalos de potência a 4.000 RPMs. O torque máximo atingido £ 138 por pé a 2.400 RPMs.
A base da roda no veículo coberto 120,5 centímetros de roda a roda.
Capacidade de combustível na Champion 6 realizado até 18 litros de gasolina enquanto o motor realizadas cinco quartos de óleo do motor.
O oito cilindros Comandante
Apelidado de Comandante V8, a maior escolha Studebaker também veio em duas e quatro escolhas porta-corpo e opções para um conversível ou hardtop.
A distância entre eixos medida para 116,5 centímetros nas sedans e pouco mais de 120,5 polegadas na cupês e conversíveis. A largura do carro de lado a lado medido 71 polegadas. O carro foi 201,9 centímetros de ponta a ponta. A altura do carro atingiu 56,4 polegadas.
O motor de oito cilindros instalado no modelo comandante tinha uma medição de diâmetro e curso de 3 3/8 polegadas por 3 1/4 polegadas. O tamanho do motor em polegadas cúbicas medido 232,6. A compressão do motor não varia como o campeão do 6, que avaliaram a proporção de 7,0 para 1
A potência do motor comandante chegou a 120 cavalos de potência a 4.000 rpm.. O torque máximo realizado pelo Comandante da medida 190 libras-pé a 2.000 rpm. O carro tinha uma velocidade máxima de 93 mph.
O motor Comandante era refrigerado a água, bem como, incluindo a opção de ser embalado com ou sem um aquecedor.
Capacidade de combustível no veículo maior foi o mesmo que o Champion 6 aos 18 galões. No entanto, o motor pegou um pouco mais de óleo a 6 litros.
Suspensão e Transmissões
Para o modelo Champion, três projetos de transmissão fosse possível. A transmissão padrão veio como um pacote manual de três velocidades. Os desenhos opcionais eram uma transmissão manual de três velocidades com overdrive e Borg-Warner transmissão automática.
A suspensão Studebaker 1953 modelos manteve um projeto de pinos rei, em vez de uma bola conjunta sobre a suspensão de molas. A suspensão traseira usado molas com um diferencial Hotchkiss-drive convencional.