Em 1982, a Mercedes Benz apresentou o seu modelo 190, um carro menor, menos caro do que os outros veículos em sua linha de produtos. O 190 foi reconhecido como o primeiro carro em uma nova "classe compacta", mas a designação oficial do C-Class não foi introduzido até 1993. O Classe C passou por várias revisões importantes nos anos desde então. O 190
Engenheiro de Bruno Sacco projetou o 190, também conhecida como a série W 201, como um veículo que poderia explorar um mercado abaixo que serviu pelos E-, S-e SL-Classes. A W 201 caracterizou multi-link suspensão traseira independente, uma estrutura leve e aerodinâmica inovadoras. O carro foi oferecido com uma variedade de mecanismos, que variam em tamanho de 2 a 8 litros com uma opção de diesel também estão disponíveis. Segurança avançada recursos incluídos airbags, tensores de cinto de segurança e um sistema de travagem antibloqueio.
Segunda Geração
Mercedes introduziu a série W 202, em 1993, que se tornou o primeiro oficial C- Mercedes Classe. As dimensões exteriores do novo carro permaneceram os mesmos que os do W 201, mas o interior foi ajustada para proporcionar mais espaço para os passageiros. Modelos sedan de quatro portas ainda foram oferecidos, mas uma versão perua de cinco portas foi adicionado à série. Motores variaram em tamanho 1,8-5,4 litros e sobrealimentação e as opções a diesel estavam disponíveis.
Terceira Geração
A série W 203 foi uma revisão da C-Class que visa tornar a série mais desportiva. A partir de 2000, os carros Classe C incluíram um sedan, wagon, hatchback e cupê esporte. Tamanhos motores variou de 1,8 a 5,5 litros e potência de saída era entre 113 e 362 cavalos de potência. Upgrades incluído desportivo styling exterior, características de segurança melhoradas, uma nova transmissão de seis velocidades e uma nova suspensão dianteira projetada para melhorar a movimentação dos carros mais potentes.
Quarta geração
Em 2007, a série W 204 fez sua estréia. Esta nova geração do Classe C estava disponível em versões de quatro e cinco portas e quatro níveis de acabamento. Motores eram ainda mais poderoso, com potência variando 134-451 cavalos de potência. Manual de seis velocidades e transmissão automática de sete velocidades foram oferecidos, e as versões diesel e tração nas quatro rodas estavam disponíveis também. A W 204 tinha um pouco maior distância entre eixos e vias mais largas do que a série W 203.