O PT Cruiser 2001 era um pequeno vagão de retro-temático da Chrysler e companhia então controladora DaimlerChrysler. Devido ao seu estilo único de inspiração dos anos 1930, boa versatilidade interior e comportamento em estrada compostas, o PT Cruiser se tornou um enorme sucesso de vendas de Chrysler em seu primeiro ano modelo no mercado. "Motor Trend", chamado o modelo de seu carro do ano em 2001. Motor
A única opção disponível após o lançamento do motor do PT Cruiser é um dual-cima-came deslocando inline-quatro cilindros de 2,4 litros. O motor de 16 válvulas usadas numa proporção de 9,5 para 1 e de compressão tinha diâmetro e curso de 3,44-de-3,98 polegadas. Potência de saída medido a 150 cavalos de potência a 5.600 rpm e 162 libra-pés de torque a 4.000 rpm. A EPA atrelada a economia de combustível em 20 cidade de mpg, 26 mpg rodovia para carros de transmissão manual e 20 mpg cidade, 25 mpg rodovia para aqueles com o automático.
Transmissão e Chassi
O PT Cruiser foi construído sobre uma plataforma relacionada com o do fabricante Dodge Neon, fortemente modificada para esta aplicação. O carro utilizado um motor dianteiro, o layout de tração dianteira. Opções de transmissão foram um manual de cinco velocidades ou uma automática de quatro velocidades, com a grande maioria dos carros equipados com o automático. A suspensão consistiu em MacPherson na frente e um twist-beam tipo eixo sólido para a parte traseira. Freios a disco nas quatro rodas, ventilados na frente e com o padrão de travagem anti-bloqueio, ajudou a retardar as coisas.
Exterior e Interior
O projeto da Cruiser foi claramente baseado em carros clássicos americanos dos anos 1930 e 1940. Dimensões do corpo medido 168,8 centímetros de comprimento, 67,1 cm de largura e 63,0 centímetros de altura, montado em uma distância entre eixos 103,0 polegadas. Tara foi de cerca de £ 3.100., Diferindo um pouco da transmissão e opções escolhidas. Assentos foi para cinco, com uma divisão do banco traseiro dobrável 65-35. Styling mostrou atraente, mas praticamente o maior trunfo do carro era seu interior cavernoso. Com o banco traseiro removido do interior era capaz de engolir 76 pés cúbicos de carga.
Vendas e Legado
Chrysler tinha grandes planos para o PT Cruiser, mas nem aqueles em que a empresa poderia ter previsto os seus números de vendas de esmagamento. Para o ano modelo 2001 Chrysler foi capaz de movimentar 144.717 PT Cruisers fora lotes de negociante norte-americanas. Fortes vendas continuou, amparada por variantes conversível e turbo lançado em modelo anos mais tarde. Os últimos carros deixaram a linha de montagem no início de 2010, com mais de 1,35 milhão de total de exemplos produzidos ao longo reinado o único pequeno carro híbrido-truck de 10 anos.