Sem dúvida uma das Maximas mais bonitos de todos os tempos, a terceira geração do modelo (produzido 1989-1994) é amplamente considerado como um dos carros (juntamente com o Acura Legend), que trouxe o conceito de luxo japonês /performance para a América. A única coisa ruim que se pode dizer sobre este chassi é que foi substituída em 1995 por ele um pouco maior desempenho substituição. Descrição
terceira geração do Nissan Maxima (apelidado de chassis J30) veio com um aumento na distância entre eixos e dimensão global, o suficiente para qualificá-lo confortavelmente como um veículo de médio porte. Apesar do seu aumento de tamanho, o peso da terceira geração diminuiu um pouco a partir do modelo de segunda geração menor (cerca de 280 libras, queda das £ 3.130 de 1988). O ano modelo 1994 foi o último para este chassis venerável, e construído em todos os requintes de powertrain e compromissos de luxo de seus antecessores.
Motor
O motor do Maxima 1994 foi o seu grande trunfo, todos Maximas desta geração veio com o lendário 3.0L V-série V6 da Nissan. Maximas veio padrão com 160 cavalos de potência, VG30E confiável mortos, mas foram oferecidos com a potência 190, overhead cam (DOHC) VE30DE dupla como uma opção. O VE30DE foi usado em 1983-1989 Nissan 300ZXs, eo VG30E formaram a base para a incrível VG30DETT 1989-2000 do 300ZX. Enquanto o Maxima veio padrão com uma transmissão automática de 5 velocidades, a Nissan também ofereceu seu manual excelente de 5 velocidades como opção. O Maxima 1994 foi de fato o único V6, japonês de 4 portas da época que veio com nada, mas um automático.
Desempenho das Ações
Enquanto o 1994 motor do Maxima não se compara com o desempenho do modelo de hoje, era impressionante para a época. Em dois testes realizados por "Car and Driver", o Maxima transformou no seguinte: velocidades de 0-60 em 7,0 e 6,7 segundos e 5-60 em 7,5 e 7,3 vezes, e um quarto de milha de 15,5 segundos e 15,3 segundo em 91 milhas por hora. Outros testes registraram um preço tão baixo quanto 14,7 segundo no quarto de milha.
Manuseio e condução
Handling
era melhor do que o contemporâneo Taurus SHO e à frente do Toyota Camry competitivo , mas ele foi substituído pelo modelo 1995, com sua suspensão traseira revisada. No entanto, como seu primo, o Nissan 240, a Maxima respondeu bem aos upgrades de suspensão, como amortecedores, molas e barras estabilizadoras.
Aftermarket
Quando chega a hora para explorar plenamente o desempenho do Maxima, substituir as buchas de borracha utilizados em seus braços de controle com unidades de poliuretano menos macios e, em seguida, adicione um conjunto mais amplo de jantes e pneus aderentes. Antes de trabalhar no motor, atualizar os freios. Onde modificações no motor estão em causa, o céu é o limite. Se o seu carro veio com um motor de VG, então VG30DETT do 300ZX (Twin Turbo) é um parafuso-in em linha reta. No entanto, não espere que ele funcione com o computador estoque ou se encaixar no compartimento do motor, sem algumas modificações, pois vai danificar a transmissão. No mínimo, comprar alguns novos engrenagens, uma nova embreagem, novos semi-eixos e um diferencial de deslizamento limitado.