O 928 era um motor dianteiro, traseiro-roda impulsionada "Grand Tourer", projetado e construído pela montadora alemã Porsche, de 1978 até 1995. Oficialmente, o carro mais rápido disponível na América do Norte em 1983, com um recorde (na época) a velocidade máxima de 146 quilômetros por hora, o 928 foi especificamente concebido para combinar luxo com os níveis de desempenho entusiasmante. Conceição
Projeto do Porsche 928 começou no fim da cauda da década de 1960 como Ferdinand Porsche, dono do Porsche Motor Company, tornou-se preocupado com as vendas desaceleração do modelo topo de gama da marca, o 911. Seu sentimento era que o 911 tinha alcançado o pico das suas capacidades de concepção e que seu desempenho de vendas pobres deu a entender que pode em breve ter de ser retirado de produção, irônico, dado que o 911 ainda é imensamente popular, e permanece em produção, para este dias.
Propriedades
Porsche o diretor Ernest Fuhrmann estava de acordo com Ferdinand Porsche, e definir sobre a criação de uma combinação de cupê esportivo e sedã de luxo, capaz de ser conduzido para longas distâncias e períodos de tempo em conforto perfeito, mas que continuou a incorporar o alto desempenho e desejável pedigree esportivo que foi central para a reputação de longa data da Porsche. O 928 era para ser uma melhoria natural para o 911, o que foi considerado apenas um carro esportivo, e, portanto, inadequado para a condução de distância.
Unidade Projeto
Ao invés de manter a famosa tração traseira e posicionamento nos motores do 911, considerou-se que a combinação de tração traseira com um motor frontal seria a melhor opção possível para o 928. Isto foi em parte devido a problemas crescentes com o espaço e ruído no Porsche 911 que queria evitar, mas também foi levado para fora do medo que os carros de tração traseira seria proibido na América do Norte em meio a temores de segurança dos consumidores.
Motor Escolha
Enquanto engenheiros da Porsche inicialmente queria encaixar o 928 com a 5 litros, carburador, com motor V-8, os temores sobre a disponibilidade de combustível a curto prazo e preços fez com que eles alterar os seus planos. Em vez do motor maior, uma unidade de injeção de 4.5 litros V-8 foi finalmente decidido, algo que os engenheiros achou que poderia fornecer um compromisso razoável entre a eficiência de combustível e desempenho esportivo. A unidade acabado produzido entre 219 e 240 cavalos de potência.
Debut para descontinuação
O 928 fez sua estréia em 1977 no Geneva Motor Show e imediatamente ganhou elogios por seu conforto e poder. Ele passou a ganhar o 1978 European Car of the Year, e continua a ser o único carro desportivo, até à data, por ter vencido esta prestigiada competição. Embora o 928 desenvolveram um culto seguinte, as vendas para o carro ficou lento devido ao seu preço relativamente alto, eo modelo foi finalmente suspenso em 1995.