Michael Knight pode ter chorado quando a GM bateu o Camaro quadradão de terceira geração para o vigarista e mais rápido de quarta geração, mas todo mundo aplaudiu. Embora os primeiros Camaros de quarta geração foram léguas à frente do chassis mais velho em termos de manejo e alimentação, o carro de pônei de nariz pontudo realmente só entrou em sua própria quando a GM jogou o pequeno bloco de geração e dois LT em favor do bem melhor geração e três LS. Camaro LS equipados, como o 1999 representa a maior evolução desse chassi elegante antes de a GM matou-o em 2002. Especificações básicas
Antes de uma ligeira reformulação, em 2000, todos os Camaros de quarta geração verificados em pelo 193 centímetros de comprimento e 74 centímetros de largura, com um período relativamente curto polegada distância entre eixos 101. Tara foi de cerca de £ 3.320, cerca de 150 mais se você tivesse o conversível. Coeficiente de arrasto foi muito liso 0,32, razão pela qual Agência de Proteção Ambiental combinado cidade /estrada classificação para a economia de combustível chegou a um muito respeitável 23 milhas por galão (até 35 mpg na estrada). Como um quadro de referência, da Honda 2010 CR-V recebe cerca de 24 mpg combinado.
Engines
Os 1998-2002 Camaros todos vieram com uma das três opções de motores. O motor de base foi um bocejo induzindo-in-a-3 ,300-libra-car 3.8L V6 fazendo 200 cavalos de potência. Camaros Z28 modelo veio com o LS1 5.7L muito mais alegre bombear para fora a 305 cavalos de potência muito saudável a 5,200 rpm e 320 lb-ft de torque a um pouco revvy 4.400 rpm. O motor topo-line veio no modelo SS e era basicamente idêntico ao do Z28, mas para a instalação de indução Ram-air. Esta entrada de ar frio ajudou a bater até 320 cavalos de potência e torque de até um forte £ 345-pés.
Transmissões
modelos V6
veio apenas com ultrapassagem automática de quatro velocidades da GM (essencialmente uma versão atualizada do 200R4 tinha sido usado desde a década de 1980). Os modelos V8 veio com a escolha de uma ultrapassagem de quatro velocidades 7004R automático ou manual do incrível T56 de seis velocidades ordenados por qualquer pessoa com uma perna esquerda e hemisfério direito do cérebro. O T-56 tinha duas overdrive artes para manter o carro em sua sweet spot em cruzeiro, o que permitiu engrenagens traseiras muito íngremes para aceleração excelente economia de combustível, enquanto o cruzeiro.
Rear End of
Embora a 1999 foi quase idêntica em todos os sentidos para o 1998, marcou um avanço enorme e muito necessária para a raça. Modelos para 1999 poderia ser spec'd com um "Torsen" (binário sensing) diferencial, o que ajudou a controlar alguns dos enorme poder do LS. Embora não seja um deslizamento limitado no sentido mais verdadeiro, o Torsen utilizado engrenagens helicoidais de corte atolada uns contra os outros para aumentar o atrito interno e via mais de potência do motor para a roda mais lento de viragem. Esses diferenciais são comumente conhecidos como tipos "torque-polarização" e oferecem mais aderência do que um diferencial aberto, sem os problemas de acoplamento de um verdadeiro deslizamento limitado.
Substituição
Camaro teve uma morte triste e vergonhosa em 2002, quando o público de compra americana decidiu que pequenos, lentos, híbridos mpg 45 fez mais sentido do que 35 mpg carros esportivos. No entanto, os 1999-e-up Camaros viver com a quinta geração, praticamente todos os componentes do sistema de transmissão no arsenal de a quinta geração deriva diretamente da 1999
.