Jaguar automóveis têm uma longa história de desempenho esportivo e design elegante. Originalmente criado no Reino Unido, estes veículos têm sido associados com alta classe de luxo britânica. Enquanto a marca não é mais de propriedade do Reino Unido, e as vendas foram fracas nos últimos anos, ainda é um símbolo de status e associado com a engenharia de alta qualidade. 2010 marca o 75 º aniversário da marca Jaguar. Começando
A marca Jaguar originou-se com a Swallow Sidecar Company, uma empresa de Inglês com foco em carro lateral da motocicleta. Em 1933, a empresa mudou seu foco para automóveis, e em 1935, o primeiro SS Cars Jaguar foi lançado. Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa mudou seu nome completamente a Jaguar, para evitar associação com a SS alemã, e produzido em 1948 Mark V, um sedan de luxo, eo XK 120, o mais rápido automóvel de produção de seu tempo. O Jaguar XK 120 ajudou a estabelecer sua reputação de carros esportivos finos.
Nome Escolha
O nome "Jaguar" foi escolhido para representar as qualidades que a empresa Car SS sentiam definir seus veículos separados. Segundo o site da Jaguar, estas incluíram a elegância ea graça felina, agilidade e potência. Sir William Lyons, fundador da empresa Jaguar, disse uma vez que o carro é "a coisa mais próxima que podemos criar algo que está vivo." Veículos Jaguar ter apresentado variações sobre o jaguar saltando mascote desde a sua criação.
Mid-Century
Na década de 1950, a empresa Jaguar estava vendendo apenas carros de luxo e carros esportivos. Carros Jaguar apareceu nos Estados Unidos, e os carros foram produzidos exclusivamente para a importação para o mercado dos EUA. O Mark VII Saloon estreou em 1951, e vendeu bem. Em 1956, o carro ganhou no Rali de Monte Carlo. Foi seguido pela Mark VIII e Mark IX, assim como pela famosa tipo E na década de 1960. 1970 modelos Jaguar incluiu a XJ6C, XJS e XJ12C cupês. O XJ12, com seu motor V-12, foi o mais rápido de sua época.
Competição
Durante os anos 1980, Jaguar continuou a produzir automóveis de alto desempenho, mas faced aumento da concorrência de empresas na Alemanha. Uma taxa de câmbio desfavorável também posou desafios. Isto levou à 1990, a Ford compra da empresa Jaguar, eo lançamento do XK8 e XKR carros esportivos de 1997, tanto alimentado por um novo motor V-8. Ford-owned Jaguar também lançou uma linha de menor preço chamado de X-Type, que vendeu muito pouco. Estilo tradicional Jaguar se tornou menos popular e as vendas caíram. De acordo com Edmunds, a Ford vendeu tanto Jaguar e Land Rover para a Tata, empresa indiana, em 2008.
Produção
Apesar propriedade estrangeira recente, Jaguar sempre foram produzidos na Inglaterra. A partir de 2010, a empresa mantém cinco unidades Jaguar produção no norte, oeste e região central da Inglaterra, incluindo a Jaguar Land Rover Centro de Engenharia em Whitley, o Veneer Manufacturing Centre Jaguar em Coventry, Castle Bromwich, em Birmingham, Halewood, em Liverpool, e Gaydon em Warwickshire. A fábrica da Jaguar original Browns Lane, Coventry, é agora o Museu do Património Jaguar.