O 1968 faz parte da primeira geração do Pontiac Firebird, agora um carro americano clássico. Inicialmente, a Pontiac tinha idéia do que uma mina de ouro que tinha. Vários componentes dos Firebirds de primeira geração foram adaptados de outros carros, nomeadamente o GTO, ea empresa queria lançar um carro completamente novo. Mas quando Banshee do Pontiac não deu certo, ele lançou o Firebird para competir na classe carro de pônei com Chevrolet e Ford. O Firebird permaneceu em produção até 2002. Corpo
Todos Firebirds de primeira geração tem um design "garrafa de Coca-Cola", para fora, curvando-lamas com um meio mais estreito. Outros "Garrafa de Coca-Cola" carros incluem o 1968 Corvette e Dodge Charger 1969. O '68 Firebird foi oferecido como um cupê hardtop de duas portas ou um conversível de duas portas. Embora a 1967 e de 1968 Firebirds não eram drasticamente diferentes, houve algumas outras mudanças no corpo. O 1968 acabou com janelas de ventilação laterais e ganhou novos Pontiac V marcador luzes e piscas envolventes. Ele também ganhou um novo sistema de suspensão, com molas multi-folha nos amortecedores traseiros e escalonada. Ele tinha um comprimento de 188,8 cm e uma altura de 590 cm e uma distância entre eixos de 108,1 centímetros. No interior, o 68 tinha 56,3 centímetros de sala de quadril, 56,7 centímetros de espaço para os ombros, 42,5 centímetros de espaço para as pernas e um 37 polegadas de altura livre. O tronco medido quase 10 pés cúbicos, com um tanque de combustível capaz de manter 18,5 litros.
Motor
Vários motores foram oferecidos para o Firebird em 1968. O motor de base Firebird 1968 foi um 250L6. Alguns Firebirds veio com um motor de 350 cilindradas com High Output (HO), que ofereceu uma opção de Ar Ram. O Ram Air original não ajuda a potência, mas ajudá-lo a chegar a uma RPM mais elevado. No meio do ano, a opção de Ar Ram tornou-se o Ram Air II, que aumentou a potência para 340. O motor ocioso 600 na unidade, com o ar condicionado desligado. O Firebird 1968 também veio com motores de 250 cid de seis cilindros e 400 cid.
Opções
Uma das opções para o Firebird 1968 foi um período de quatro assento de poder forma, não é oferecido para o modelo 1967. Os compradores também podem escolher entre uma transmissão manual de quatro velocidades ou uma transmissão automática Hydra-Matic de três marchas. Cores exteriores do corpo para todas as séries do Firebird 1968 veio de marfim, de vários tons de amarelo, azul e verde, preto, vinho e vermelho. Autumn Bronze, uma laranja queimado, era um tudo-nova cor corpo oferecido naquele ano. Topos conversíveis veio em branco ou preto. Proprietários também poderia ordem especial seus Firebirds em amarelo Marigold brilhante, Carnaval Vermelho, Windward Azul ou Rosa Mist.