O motor 302 Chevrolet usava um disfarce tornadas necessárias pela regulamentação dos seguros e as circunstâncias em que o motor veio a ser. Seguindo o manual do proprietário, o 302 era uma usina de energia alegre capaz de bons momentos na rua. Afastar-se das instruções que vieram com o motor e se transformou em um monstro comer Hemi. Muito poucos proprietários sabia que não havia nenhuma penalidade por quebrar as regras. O Segredo e sua origem
A 302 nasceu quando Chevrolet queria corrida na série SCCA Trans-Am de 1967 até 1970. O SCCA limitado deslocamento de 305 polegadas cúbicas. O ferociousness mascarado do motor começou com a concepção do diâmetro e curso do motor. O furo é a largura da câmara de combustão e o acidente vascular cerebral é a altura. O pistão percorre o comprimento do curso no ciclo de combustão, comprimindo a mistura ar /combustível antes da ignição.
O design ímpar de as velocidades do motor, furo e acidente vascular cerebral permitiu altas sustentadas. Chevrolet feitos os êmbolos de largura (quatro polegadas) e o curso curto (3 polegadas), reduzindo a quantidade de distância do pistão teve que viajar durante um ciclo. Um acidente vascular cerebral mais curto significa que o pistão pode viajar a uma velocidade mais lenta do que os outros motores com um curso mais longo, e uma velocidade mais lenta significa que o motor era mais fiável. Um curso mais curto também significava que o motor poderia ser empurrado para velocidades mais altas sem danificar os pistões.
Os dados publicados sobre o motor colocar a potência em 290 a 5.800 rpm eo torque de 290 pés-lbs. a 4.200 rpm. Chevrolet mantida secreta a capacidade do motor para alcançar 7.000 rpm sem modificação ou danos. Apenas passando o redline, o motor produzia 350 cavalos de potência. Chevrolet não queria que as companhias de seguros para desencorajar a venda ou a SCCA penalizar Z28 Camaros que usaram o motor na competição.
Motor apresenta
O bom design não parar com o fantasma redline. Os engenheiros colocar em uma panela de óleo que está confuso para manter o óleo de chapinha de lado a lado em curvas difíceis. Os designers usaram pistões de alumínio forjado e pistões de alumínio extrudido com uma taxa de 11,0 para 1 de compressão. A cabeça do cilindro do 302 apresentado grandes volumes de portas e grandes válvulas de admissão (2,02 polegadas e 1,60 polegadas de escape) para ajudar a mover a mistura ar /combustível nos cilindros de alta velocidade do motor.
Baixa e eficiência midrange tomou um bater com este projeto, mas a melhora para a extremidade superior foi feita para isso. No topo da cabeça do cilindro, Chevy colocou um single, quatro cilindros de alta coletor de admissão ascensão. Esta ênfase no desempenho high-end realizado para a escolha dos levantadores sólidos ao invés de elevadores hidráulicos. Levantadores sólidos requerem mais manutenção do que elevadores hidráulicos, mas se comportam de forma mais confiável em altas rotações do motor.
O sucesso do motor
cita o site web motor Holística revisores que disse que a falta de poder low-end era, na verdade, um incômodo, mas a força high-end foi feita para isso. Dizem condutores comparado o desempenho superior final como igual ao desempenho da Hemi 426, um motor com uma terceira vez mais deslocamento. Modificado 302s poderia produzir 450 cavalos de potência com confiabilidade suficiente para vencer na pista de corrida. Camaro Z28s dominou o Trans-Am série de corridas SCCA 1967-1969.