O Diablo é um carro esportivo de alta qualidade produzido pela lendária montadora italiana Lamborghini. A versão padrão funcionou de 1990 a 1993. Depois de 1993, ligeiramente diferentes versões do Diablo continuou, incluindo o Diablo VT, o Diablo SE30 (essencialmente um carro de corrida de rua-legal), o Diablo SV e do Diablo VT Roadster. Não há muitas Diablos verdadeiros. De acordo com a empresa Lamborghini si, apenas 873 Diablos padrão foram feitas. Há ainda menos das variantes, com apenas 400 VTs, 150 SE30s, 71 SVS e 200 VT Roadsters existentes em todo o mundo. Corpo
O Diablo original foi projetado por Marcello Gandini, que também criou ou ajudou a criar, o Alfa Romeo Montréal e 33 Carabo, o Citroen BX, o Maseratin Khamsin e Ghibli ea Ferrari Dino 308GT4, além de vários outros carros de Lamborghini. Ele veio como um cupê de duas portas, com um invulgar conjunto de horizontalmente articulada portas que se abriam para cima para a frente em vez de para fora. O corpo do Diablo original foi feita em liga de alumínio, liga de aço de alta resistência e fibra de carbono, com a cremalheira mecânica e direção de pinhão e uma barra anti-roll. O carro teve a suspensão dianteira independente e traseira e Brembo nas quatro rodas freios a disco ventilados. O padrão Diablo tinha um comprimento de 175,5 cm, uma altura de 43,5 cm, e uma distância entre eixos de 105,1 centímetros. É tara era £ 3474, com um tanque de gás que pode conter 26,4 galões americanos.
Motor
O Diablo foi um carro de alta performance, e veio com um V-12 motor refrigerado a água, quatro válvulas por cilindro e unidade da roda traseira. O motor em si era um bloco de liga leve, meio-montado. Potência máxima do motor era de 492 cv a 7.000 rpm, com um binário máximo de £ 428 a 5200 rpm. O carro também tinha duas árvores de cames aéreos. Diâmetro e curso foi de 3,43 polegadas x 3,15 polegadas. De acordo com a Car Folio, 1990 Diablo poderia ir de zero a 60 quilômetros por hora em 3,9 segundos. A velocidade máxima foi de 203 quilômetros por hora.
Características
O Diablo original poderia ser encomendado com uma série de extras, como um conjunto de bagagem equipada e uma extremamente caro relógio Breguet, que custou mais de US $ 10.000. O interior exibia bancos de couro ajustáveis e um painel grande bloco. Os motoristas podem ouvir um sistema de som Alpine, que veio com a sua escolha de um CD player ou sistema de cassete. Um sistema de subwoofer e controle remoto CD também eram opcionais.