Datsun, mais tarde absorvida pela Nissan Motor Company, é um fabricante japonesa conhecida por seus carros esportivos. Mais famosos produtos da empresa eram os 240 e 280 linhas, fabricados ao longo dos anos 1970 e 1980. O motor L28 se tornou famoso por seu uso no mais poderoso carro esportivo 280Z. Nissan não usa mais o nome da marca Datsun a partir de 2010, mas continua a produzir alguns dos carros mais cobiçados esportivos. O carro
O motor L28, destaque em uma série de modelos Datsun, tornou-se famoso pela sua aplicação no modelo Datsun 280Z, entre 1975 e 1983. O de duas portas, quatro lugares carro desportivo um favorito dos fãs, conseguiu o 260Z menos poderosos. Com seu longo capô e faróis empurrados para as bordas do painel frontal, o carro tem um design clássico e um perfil agressivo. Durante uma época em que carros esportivos acessíveis estavam em falta, o 280Z oferece ótimo desempenho por um preço razoável e ajudou a Nissan ganhar uma posição nos mercados globais.
Motor Basics
O L28 é um motor em linha unidade de seis cilindros de 2,8 litro com uma única DOHC. Este motor de 12 válvulas não possuem multi-válvulas, como Nissan ainda teve que se adaptar a tecnologia de volta em the1970s. Tem um (diâmetro do cilindro) furo de 86 mm e um acidente vascular cerebral (pistão distância de viagem) de 79 mm. Os pistões são de alumínio flat-top, o que ajuda a reduzir a massa em rotação e permitir que o motor rev sem problemas. A configuração de seis cilindros em linha incomum ainda ajuda o bom funcionamento. A maioria dos motores de seis cilindros já produzidos são motores V-tipo, que ocupam menos espaço, mas motores em linha operar de forma mais suave.
O motor utiliza um carburador SU Hitachi, que automaticamente metros do gás através da medição da o fluxo de ar e proporciona relações ar-combustível superior ao longo de toda a gama de rotações. Ele tem uma taxa de compressão de 8,5-1 --- relativamente baixo para os padrões de 2010.
Saída
O L28 poderia alcançar 135 cavalos de potência entre 1975 e 1980 . Entre 1981 e 1983, pequenas atualizações de aumento da produção para 145 cavalos de potência. A principal diferença entre a primeira e segunda geração L28 existia na cabeça --- os tubos que levam os gases de escape queimadas da câmara de combustão para dentro do tubo de escape. O melhor que o fluxo, maior a potência de um motor tende a fazer. O L28 segunda geração tem escapes quadrados, que proporcionam mais transversal área para os gases de escape para fluir.
Outra diferença menor entre as primeira e segunda geração de motores existe no canal de refrigerante. Considerando que o motor da primeira geração tem canais entre os seis cilindros para o refrigerante flua, o motor de segunda geração tem uma configuração em que os cilindros 1 e 2, 3 e 4, e 5 e 6 são conectados. Essa configuração reduz a quantidade de refrigerante distância deve viajar por circulação e reduz ainda mais as perdas de energia parasitárias.