Ram Air motor do Pontiac IV foi a quarta evolução de um motor que tinha ajudado a criar o muscle car como o conhecemos. Estreando em 1967 Pontiac GTO /Firebird, a 400 polegadas cúbicas RA-I produziu 360 cavalos de potência com uma grande árvore de cames, uma ingestão bespoke e cabeçalhos de escape de ferro fundido junto com cabeças de cilindro único. Duas evoluções depois, a incrível RA-IV utilizado um dos eixos de comando de maior massa da era musclecar para produzir alguns dos menores tempos de quartas-de-milha de seu dia. Descrição Básica
A árvore de cames RA-IV é uma árvore de cames flat-tucho hidráulico com um projeto-padrão dual. Esta árvore de cames foi essencialmente idêntica à RA-II, que usou uma das primeiras árvores de cames computador projetado já para entrar em produção. Os engenheiros da árvore de cames RA-II usaram seus computadores para desenvolver um cam-padrão duplo poderoso e eficiente, o que significa que a câmara utiliza diferentes modelos de lóbulos para o consumo e ressaltos escape do lado. Cam da RA-IV era quase idêntico ao RA-II de, por isso usa o mesmo design de padrão duplo, como o seu antecessor.
Elevação
Essencialmente, a RA -IV era um RA-II com um novo colector de admissão de alumínio e 1,65 para um balanceiros. Estes braços oscilantes eram cerca de nove por cento mais do que 1,5 para 1 balanceiros do RA-II, empurrando as válvulas abrem mais nove por cento, enquanto utilizando a mesma árvore de cames. A árvore de cames RA-II/IV tinha elevador 0,313 polegadas na admissão e escape lobos, que rendeu elevador 0,470 polegadas com 1,5 para 1 balanceiros do RA-II e elevador 0,516 polegadas com mais balanceiros do RA-IV .
Duração
Se o Muscle Car Era teve uma filosofia orientadora, foi certamente "maior é melhor". Árvore de cames da RA-II/IV postou algumas das figuras duração mais radicais já utilizados para um carro de produção. Estes cams teria feito carros mais pequenos do bloco da gargalhada era e lope como dragsters, mas o deslocamento de 400 polegadas cúbicas a RA-série "e" torquey "natureza ajudou a domar a cam um pouco. Apesar de sua duração anunciado era um saudável 308 graus intake/320-degrees escape, a duração da câmara no elevador de válvula 0,050 polegadas é o que realmente o diferencia. Esta cam veio com uma duração de 0.050-polegadas de 231 graus de admissão e 240 graus escape, que é quase impraticavelmente grande mesmo para os padrões do rolo-cam modernos. Como um quadro de referência, o Firebird de 1997 SLP 330 - LT4 potência do motor usado uma câmera com 203 graus duração escape intake/210-degrees no elevador 0,050 polegadas
Lobe Separation Angle
.
ângulo de separação do lóbulo da RA-IV foi bastante ampla, que é o único aspecto desta cam que você poderia descrever como moderada. Computer-aided design do RA-II/IV cam permitido o uso de um conservador 113 graus LSA e ainda fazer uma boa potência high-end. Esta ampla LSA reduzida sobreposição de válvula, que é uma medida que descreve o tempo que as válvulas de admissão e de escape permanecem abertas ao mesmo tempo. Sobreposição das válvulas menos significa mais baixa rpm de torque e maior eficiência de combustível - "eficiência de combustível" ser um termo relativo para os padrões de 1960. Como um quadro de referência, o semelhante, mas menos avançados RA-III utilizada uma câmera com um 110 graus LSA, e levantadores rollerized do Firebird 1997 SLP permitiu usar uma câmara com um 115 graus LSA. Isto é dizer, considerando o fato de que um 1969 RA-III Firebird tem cerca de 13 mpg, enquanto seu equivalente 1997 poderia chegar perto de 35 mpg.