Portas do carro aberta tradicional ao longo de um eixo vertical, enquanto os carros exóticos, muitas vezes apresentam projetos mais intrigantes portas que permitem que as portas realmente se abrir para o céu. A porta da borboleta é distintamente diferente do porta tesoura ea porta asa de gaivota. Portas de tesoura, também chamados de portas Lambo, girar verticalmente em uma dobradiça fixa montada na frente da porta, enquanto as portas asa de gaivota são articuladas no teto do carro e abrir. A porta da borboleta é um híbrido dos dois estilos e gira para cima e para fora ao longo de uma articulação vertical, permitindo a facilidade de acesso em carros esportivos de cintura baixa. Alfa Romeo 33 Stradale
Alfa Romeo fabricado o modelo de 33 Stradale 1967-1969. O veículo foi o primeiro veículo de produção para utilizar portas de borboleta, embora tenham sido produzidas apenas 18 exemplos. A construção de 33 Stradale colocado um corpo de alumínio sobre um chassi tubular de alumínio. As portas borboleta destaque painéis de vidro que se curvavam para o teto, fazendo com que o interior parece mais espaçoso do que o comprimento total do corpo 156,3 polegadas indicaria.
Toyota Sera
Toyota fabricou o carro compacto Sera, de 1990 a 1996. O veículo era um modelo doméstico japonês, com apenas 15.852 exemplares produzidos. A Sera é notável, porque era um carro compacto de quatro lugares que as portas borboleta utilizados para criar uma sensação maior em sua cabine compacta. A naturalmente aspirado de 1.5 litros motor de quatro cilindros em linha, alimentado a Sera, enquanto a maioria dos carros com portas de borboleta são exóticas desempenho orientadas.
McLaren F1
McLaren fabricou seu modelo F1 1994-1998, a criação de apenas 100 exemplos do carro esportivo de alta potência. O McLaren F1 foi o primeiro carro de estrada construída em torno de um chassi monocoque de fibra de carbono. 240 mph velocidade máxima do McLaren F1, foi o mais rápido do mundo durante o seu ciclo de produção e continuaria a ser o veículo de produção mais rápido até a introdução do Bugatti Veyron 2003.
Ferrari Enzo
Ferrari substituído é F50 halo-modelo com o Enzo, nome do fundador da empresa, Enzo Ferrari. Pedaços mecânicos do Ferarri Enzo foram baseadas no mesmo carro de Fórmula que Michael Schumacher pilotou a três Campeonatos do Mundo. A Ferrari Enzo usado alfarrobeiras freios a disco de cerâmica, Formula One paddle shifters e um chassi de fibra de carbono, mas também acrescentou aerodinâmica ativa e os efeitos do solo que não eram permitidos na Fórmula Um máquinas. Ferrari fabricados apenas 400 exemplos do Enzo 2002-2004.
Mercedes-Benz SLR McLaren
Mercedes-Benz introduziu sua McLaren halo-modelo SLR em 2004. O modelo foi nomeado após o 1950 300 SLR carro de corrida e compartilhado styling sinais semelhantes, como as inclinações grade atrás da roda dianteira. Considerando que o modelo anterior usado top-swing, portas estilo asa de gaivota, o SLR McLaren utilizou o estilo borboleta porta para oferecer um acesso mais fácil dentro e fora do habitáculo rebaixado do veículo.