Devido aos seus motores de alto desempenho, carros esportivos muitas vezes exigem gás premium, fazer viagens para a bomba ainda mais doloroso. Mesmo com o "Só premium" label olhando para você toda vez que você abrir a porta de combustível, pode ser tentador para encher o tanque com gasolina comum-grade em seu lugar. Enquanto isso você pode economizar alguns dólares em cada fill-up, ele pode lhe custar muito mais a longo prazo por causa de inúmeros problemas de desempenho e confiabilidade que surgem quando o uso de combustível com menor octanagem do que o fabricante sugere. Além disso, a gasolina comum-grade é susceptível de diminuir a economia de combustível de um motor de alta performance, efetivamente tornando-o mais caro para dirigir por quilômetro em comparação com o uso de combustível premium. Octanagem
octanagem é uma medida da tendência de um combustível para inflamar. Quanto maior o índice de octano, o mais resistente a combustível para a combustão é. Por esta razão, os combustíveis premium podem suportar uma maior quantidade de calor e pressão, antes de efectuar a ignição. Dado que a energia é gerada através da combustão, esta propriedade pode parecer contra-intuitivo, dado que os combustíveis premium com menor combustibilidade são mais comumente usados em motores de alto rendimento. No entanto, uma vez que você entender o funcionamento interno básicos de um motor, a necessidade de maior octanagem em aplicações de desempenho torna-se evidente.
Geração High Performance
A forma como os motores a gasolina gerar cavalos de potência é através de um processo de combustão interna na qual uma mistura de ar e combustível é comprimido e inflamado. Como regra geral, isso significa que quanto mais ar e combustível que você pode enfiar um motor para cada ciclo de combustão, mais energia que vai gerar. Motores de desempenho empregar técnicas tais como pistões de alta compressão e sistemas de indução forçada para obter um processo de combustão mais potente e, assim, a saída de potência é aumentada. Há uma desvantagem, no entanto, porque o aumento da potência significa maior calor e pressão nos cilindros.
Requisitos premium
Em geral, cerca de 60 por cento da energia libertado no processo de combustão se transforma em calor. Com um motor de desempenho, o aumento da temperatura e da pressão nos cilindros faz com que seja mais provável que a mistura de ar-combustível detonará antes do bujão de queima de ignição. Outro problema que pode surgir é o motor batendo, uma situação em que bolsões de combustível de sobra após a combustão são inflamados. Desde combustível premium tem uma temperatura de combustão mais elevado do que o combustível regular, que reduz o risco de essas detonações indesejadas que ocorrem.
Desempenho Efeitos
batida motor e pré-ignição pode arruinar o desempenho de um motor. Uma vez que essas explosões ocorrem quando o motor não está em ponto morto superior, a energia gerada é contraproducente para o movimento natural dos pistões e manivela. Isto não só diminui a potência e suavidade do motor, mas também aumenta a pressão nos cilindros, o que aumenta a tensão sobre os componentes internos. Além disso, a maioria dos motores possuem sensores de detonação e outros sistemas de monitoramento eletrônico. Quando ocorrer detonações, a ECU ajusta o sincronismo do motor, o ajuste de combustível e outros parâmetros para compensar. Isto irá reduzir ainda mais potência, bem como diminuir a economia de combustível do motor.