De uma perspectiva puramente de negócios, o Mazda RX-7 foi um fracasso em chamas. Era um carro de 10 por cento: um verdadeiramente grande, surpreendentemente transcendente carro esporte de 10 por cento do tempo, e quebrado os outros 90 por cento. Felizmente, Mazda nunca foi uma empresa que se curvar à contadores de feijão em questões de princípio. Em 2004, a Mazda lançou o seu mais novo assumir um chassis, desenho de décadas de desenvolvimento roadster de classe mundial, combinando-a com a expressão máxima de um motor que tinha vindo a aperfeiçoar durante quase 50 anos. Chassis e Desenvolvimento
Algumas empresas têm grandes departamentos de P & D, financiados com os produtos nacionais brutos das pequenas nações, dirigido por grupos focais e permissão para trabalhar em apenas aqueles projetos aprovados por pessoas que nunca viram a parte inferior de um carro. Maiores carros da Mazda, porém, sempre vêm a partir de pequenos grupos de redutores apaixonados, depois de horas de trabalho para a construção de hot rods na garagem da empresa. O RX-8 era um tal criação. Após o fracasso colossal do caro e frágil RX-7, Mazda pode ter deixado a idéia morrer se não fosse por um pequeno grupo de engenheiros empenhados em colocar um novo rotativo em produção. Estes rebeldes redesenhado 13B motor rotativo do RX-7 para menores emissões e melhor economia de combustível, e colocou-o em um MX-5 Miata mula de teste. Depois de ver este Black Ops hot rod, gestão do desenvolvimento verde-lit de um chassi coupe vagamente baseado no MX-5, no entanto, dada a posição do seu motor e dimensões compactas, o RX-8 tornou-se um verdadeiro dianteira do carro de motor central inerentemente equilibrada com que mágico distribuição de peso front-traseiro 50/50.
Motor
O RX-8, como muitos dos grandes, era um carro construído em torno de um motor. Neste caso, o motor era o jogo de mudança, 1.3 litros 13B-MSP motor rotativo Renesis. Aperfeiçoar a alta rotação, pistão menos rotativo - Wankel aka - motor tinha sido uma obsessão Mazda ao longo de décadas, mas as versões anteriores tinham sido atormentado por terríveis emissões e economia de combustível. O MSP - multiple-porta lateral - Renesis usado portas laterais realocados que permitiram menos sobreposição e maior compressão, aumentando a potência e mantendo mais a queima de combustível no motor. Este novo Wankel passou a ganhar Motor Internacional do ano, devido à sua curva de torque incrível, mesa-flat que manteve cerca de 80 por cento do seu pico de torque a partir de apenas fora inativo a quase 10.000 rpm. O Renesis acelerou como um motor elétrico para o seu pico de 238 cavalos de potência a 8.500 rpm, e torque atingiu um pico de 159 libras-pé a 5.500 rpm. Esse último número pode não parecer impressionante no papel, até que você percebe que ele manteve o torque quase exatamente pico todo o caminho até redline.
Transmissão e Dimensões
A velocidade do tiro Renesis para as rodas traseiras através de uma transmissão manual de seis velocidades, o Top Gear foi um 0,84 overdrive, mas o eixo traseiro estava se preparando 4,44 para 1 e primeira marcha foi 3,76 para 1. Esta combinação toco-puxando permitiu a Renesis de chicote para 10 mil por cada equipamento. Mazda também ofereceu uma automática de quatro velocidades para as pessoas que não sabem o que é um RX-8 era para isso. Enquanto a suspensão e chassis do RX-8 foram vagamente baseado no Miata, que era um carro significativamente maior em geral - em parte devido ao seu assento traseiro útil e inovadora "suicídio" meia-porta traseira. O RX-8 medido 174,3 centímetros de comprimento, 69,7 cm de largura e 52,8 centímetros de altura. É utilizada uma distância entre eixos 106,4 polegadas, trilha frente 58,9 polegadas e via traseira 59,3 polegadas. Em cerca de £ 3055, foi um colossal £ 600 mais pesado do que o pequeno Miata, no entanto, o seu coeficiente de arrasto 0,31 fez o RX-8 muito mais aerodinâmico do que o Miata e seu inexpressivo 0,37 coeficiente de arrasto
Performance
Quando ele não estava quebrado, a manipulação do RX-7 era a poesia em movimento. Fluid, neutro, equilibrado e previsível, o RX-7 fez seu nome não está em aderência absoluta ou números de flexão mente, mas através de sua capacidade de fazer a performance de condução uma experiência meditativa, algo parecido com a realização de uma sinfonia em física. Que se tornou uma espécie de marca Mazda ao longo dos últimos 30 anos, era verdade para o RX-7, era verdade do Miata, Mazda e não quebrar essa sequência com o perfeitamente equilibrado RX-8. Desempenho em linha reta era boa, mas não é tudo conquista: com 6 segundos de sprint a 60 mph e 14,49 segundo em 95,4 mph através do trimestre, o RX-8 perdeu cerca de 0,25 segundos em ambas as medidas também, grande S2000 da Honda roadster. O S2000 também venceu o RX-8 em aderência em curva e através do slalom, registrando 0,9 g e 68,6 mph ao 0,87 g e 68,1 mph RX-8. O RX-8 parou três pés mais curto que o S2000 de 60 mph, a 115 pés, mas que era o único lugar onde ele triunfou em números puros.
Dados de consumo e Resumo
Por cerca de US $ 7.000 em 2013 dólares, você teria um tempo muito difícil combinar o valor RX-8 no nirvana condução pura, mas não espere que a unidade sai barato. Os leigos podem pensar que qualquer carro de 3.000 quilos com um motor de 1.3 litros iria ficar boa economia de combustível, especialmente dado o fato de que o referido motor foi redesenhado com a economia de combustível em mente. Normalmente, isto seria verdade. No entanto, a curva de torque incrível a Renesis "e entrega de potência instantânea significa que ele queima cargas de combustível se ele precisa ou não, a cidade de 16 resultante e 22 mpg rodovia é de cerca de 3 mpg rodovia tímido do contemporâneo de 5,7 litros Chevrolet Corvette . É também alguns números curtos do S2000 em economia de combustível, assim como é em qualquer outro lugar. Mas isso é uma espécie de ponto - é preciso uma certa compreensão Zen para obter o RX-8. O RX-8 não é e nunca foi sobre números, go-kart S2000 da Honda é o gerador de números e pista de corrida dominador. É exatamente o que parece ser, um de dois lugares de kart que quebra como vidro no limite de rotação e pune severamente os erros. O RX-8, porém, não é um carro de corrida - é um pincel, uma guitarra elétrica lamentando. É uma ferramenta que pode ligá-lo em um universo de aperto, força e tempo, para você mergulhar completamente no ritmo de dopamina de indução de velocidade. Tudo considerado, é quase difícil justificar gastar sete mil em qualquer outra coisa.