General Motors não tinha escolha no final de 1990. Uma corrida armamentista de volumosos, beberrões de gasolina, SUVs de luxo em tamanho real estava se formando, mas a GM não tinha plataformas de caminhões em seu estábulo de produtos de consumo que poderiam competir. Assim, a empresa voltou-se para sua divisão GMC de trabalho e caminhões da frota e se fundiu com Pontiac, a fim de começar produzindo SUVs que poderiam competir para o crescimento da base de clientes da Ford. O 1999 GMC Yukon Denali, o mais caro, mais cheia de amenidade SUV completo de sua época foi o resultado final do empreendimento e, apenas um ano antes de o mundo conhecer o Cadillac Escalade. Noções básicas de veículos
Um ano depois de a Ford lançou o Lincoln Navigator no full-size, público SUV com fome, General Motors respondeu com o Yukon Denali, uma versão de luxo do Yukon em tamanho real que ostentava um olhar amigável e confortos abundância. Tanto o Yukon e seus irmãos bases compartilhadas Denali, que foram baseados na plataforma da GM GMT400, que tinha sido utilizado na linha de picapes full-size da GMC desde 1988. No entanto, o Denali puderam ser identificados imediatamente por causa de sua maior painel frontal que incorporou mais redondo dicas de estilo e aberturas maiores para um visual mais limpo. Todos 1999 Yukon Denali veio com padrão de quatro rodas motrizes e tinha capacidade para cinco. A partir de 2000, o Cadillac Escalade de tamanho completo luxo SUV competiu ao lado do Yukon Denali como uma versão ainda mais caros, mais sofisticado do mesmo veículo re-badged.
Dimensões
O Denali competiu em uma classe com o Navigator, que não possuem as medições de arregalar os olhos do Chevrolet Suburban ou o Ford Excursion novo-para-2000, mas ainda empurrado garagens americanas aos seus limites. No 199,6 centímetros, ou cerca de 16,6 pés, de comprimento total, o Denali não era tão longa quanto o Navigator 204,8 polegadas, nem era tão altos, com uma altura de 75,0 polegadas que o Navigator encimado por 1,7 polegadas. O Denali ostentou uma distância entre eixos reminiscência de sedans de tamanho completo 117,5 polegadas, mas com um mínimo de 7,2 centímetros de altura livre do solo. Sua figura 5.268 quilos volumoso era mais pesado do que o Navigator 5.080 quilos, mas não tinha espaço para 118,2 pés cúbicos de espaço de carga interior - quase exatamente correspondente ao do Lincoln. Yukons e navegadores, mas não o Denali, tinha assentos da terceira fileira opcional que pode acomodar um total de oito passageiros.
Motor
GM fez apenas um motor disponível para os compradores Denali, em 1999: A mesma Vortec 5.7 litros V-8 que os compradores Yukon recebidos. Originalmente usado para aplicações de caminhões full-size, o 5700, como também era conhecido, contou com válvulas à cabeça da velha escola e uma configuração de duas válvulas por cilindro, que não era nada eficiente. Mas suas furo 4,00 polegadas e acidente vascular cerebral 3,48 polegadas produzida uma relação 9,4 para 1 de compressão que colocar para fora o poder decente: 255 cv a 4.600 rpm e 330 libras-pé de torque a 2.800 rpm. Esses números não combinam muito bem aqueles do Navigator 5.4 litros V-8, que fez 260 cavalos de potência a 4.500 rpm e 345 libras-pé de torque a 2.300 rpm.
Transmissão e Chassi
Então como é que este motor família two-and-a-half-ton obter esse poder para o chão? GM virou-se para o seu pesado caminhão-partes bin para resolver esse problema. O Denali veio com apenas uma transmissão disponível, uma automática de quatro velocidades com overdrive, que encaminhado poder através de um caso de transferência de propriedade que a GM apelidado Este sistema permitiu que os motoristas de escolher "Autotrac Ativa." - Através de um único botão no painel - entre os modos de alta e baixa tração nas quatro rodas, modo de duas rodas motrizes e modo automático, que contratou quatro rodas apenas quando necessário e sem a entrada do motorista. Um diferencial de deslizamento limitado, freios antitravamento das rodas, os choques de Bilstein, direção sensível à velocidade e suspensão dianteira independente veio padrão e fez um nome para o Yukon atualizado como um manipulador capaz e performer offroad. O Denali enviada com pneus P265/70R16 acondicionada em torno de rodas de liga de aço de 16 polegadas.
Desempenho
Com velocidades de-to-60 zero que se esforçaram para chegar ao 10 segundo limiar, o Yukon Denali, ao contrário do Trailblazer SS que a GM viria a criar, não foi destinado para a pista. Poder muito maior e muito pouco fez lento, mas o Denali certamente poderia transportar. Na verdade, a GM deu-lhe uma avaliação de reboque máximo de £ 7000 e uma capacidade de carga de 1.389 quilos. Isso significava caixas de motores e reboques do barco dual-eixo e campistas não eram um problema. Ainda assim, o Navigator ganhou melhores marcas. Ele conseguiu uma classificação reboque 8000 libras para ir com uma capacidade de carga de 1.600 quilos. Mas onde ambos os modelos mostraram desvantagem significativa foi na bomba de gasolina. O Denali empanturrados de gás a uma taxa de 15 mpg rodovia e 11 mpg cidade, enquanto no modo de tração nas quatro rodas, com classificações atualizadas da EPA, e 16 de estrada e 12 cidade com tração nas quatro rodas desengatada. O Navigator ostentou um igualmente-grande tanque de 30 litros e engoliu gás quase ao mesmo ritmo.
Opções
Desde o Denali existiam essencialmente como um pacote inteiro de opções para o Yukon, os clientes não ter muitas opções quando eles ordenaram a atualização. Em vez disso, a GM amontoados todo o seu catálogo de amenidades em todos os Denali, gostemos ou não. Isso significava estofos de couro, assentos dianteiros aquecidos e traseiros, um montado dash-sistema de áudio Bose com um trocador de seis CD e sete alto-falantes e assentos dianteiros movidos veio padrão. Incluído no exterior eram faróis totalmente automático, faróis de nevoeiro, espelhos aquecidos potência, um sistema de segurança, engate de reboque e entrada de keyless remota.
Consumidor Dados
Mesmo por padrões de hoje a 1999 Yukon Denali trazia consigo muita choque da etiqueta. GM queria $ 43,075 para começar. Compare isso com o $ 29,355 Ford pediu seu Lincoln Navigator XLT. A boa notícia: Denalis têm mantido o seu valor muito melhor. Kelley Blue Book valores de 1999 Denalis no valor de varejo de entre $ 4,348 e 5,523 dólares com base em condições. Navigators desse mesmo top ano em US $ 1950.