caminhões Freightliner são alguns dos caminhões pesados, mais durável e confiável na estrada. A linha de caminhões Freightliner tem visto uma série de mudanças ao longo dos anos, e tornou-se sinônimo de confiabilidade de camionagem. Freightliner foi projetado e construído para aumentar a produção e diminuir os custos para Freightways consolidado, e os caminhões foram produzidos por mais de sete décadas. Primeiros dias
Começando no final de 1930, Leland James, CEO da Consolidated Freightways, estava procurando um caminhão mais resistente e mais leve para trazer mais receita para sua empresa. Ele se aproximou de fabricantes com a idéia de usar leve de alumínio em vez de aço em componentes principais. Os fabricantes foram muito céticos sobre a construção de tal caminhão, assim Leland James decidiu projetar e construir o próprio caminhão. Ele trouxe uma equipe de engenheiros e desenhou um projeto cab-over que mudaria o negócio de caminhões para sempre.
Freightways Manufacturing Company
O novo design da cabina-over provou para ser mais eficiente e durável, tornando a escolha mais popular entre os motoristas Freightways Consolidadas. Leland James decidiu levar seu projeto para a manufatura. Ele ajudou a desenvolver Freightways Manufacturing Company de Salt Lake City, Utah, e começou a produção em massa de seu caminhão já popular. Freightways Manufacturing Company mudou o nome para Freightliner em 1942. Durante a Segunda Guerra Mundial, o alumínio era escasso, ea empresa produziu embarcações e aeronaves peças em seu lugar.
Post-War Desenvolvimento
Após o fim da guerra , Freightliner retomou a construção de caminhões. Eles construíram uma fábrica de Portland, Oregon, e recebeu sua primeira ordem para construir caminhões para o Hyster Company em 1950. Este contrato colocar a fabricante de caminhões no mapa, e as empresas de todo o mundo começou a mandar seus caminhões de Freightliner, que tornou mais fácil para os seus clientes, personalizando os caminhões com as especificações de seus clientes. A produção da Freightliner cresceu de 116 veículos em 1950 para mais de 6.000 por ano até 1970.
Daimler-Benz AG
Em 1981, a Daimler-Benz AG, uma do mundo principais fabricantes de veículos e um construtor de renome de caminhões comerciais, comprado Freighliner de Freightways consolidado e ajudou a se tornar o fabricante de caminhões de liderança no mercado norte-americano (a partir de 1992). Suas vendas mais que dobraram após Daimler-Benz AG assumiu
Crescimento
caminhões usados para ser vendida em parte -. Chassi do caminhão eo corpo foram encomendados a partir de uma da empresa, e no resto do camião vieram de diferentes fornecedores. Osh Kosh era conhecido por seu chassis personalizado e Thomas era conhecido por seu design robusto ônibus. Freightliner começaram a comprar essas empresas especializadas para dar-lhes a capacidade de construir tudo sob um único nome. Eles compraram Osh Kosh divisão de chassis para ajudá-los a vender sua própria marca de chassis personalizados, e comprou Thomas Built Buses para dar-lhes um nicho na indústria de construção de ônibus. Frieghtliner também compraram Western Star e departamento de caminhões pesados da Ford. Eles continuaram o nome de "Estrela d'Oeste" para o seu departamento de caminhão personalizado especialidade. Freightliner renomeado departamento de caminhões pesados da Ford para "Sterling".
Hoje
Freightliner, a partir de 2009, é de propriedade da Daimler Truck América do Norte, e ainda é o maior fabricante de caminhões na América do Norte. Freightliner tem conquistado o mercado no médio para a linha de caminhões pesados. Suas afiliações com Detroit Diesel, produtora de motores a diesel de qualidade, também os diferencia como um fornecedor líder de motores a diesel. No entanto, os caminhões Freightliner também estão disponíveis com outros tipos de motores diesel, tais como Caterpillar ou Cummins, ao contrário de Detroit Diesel.
Tipos
Freightliner tem muitos estilos de caminhão para escolher, e eles produzem de tudo, desde carretas para descarregar caminhões. Corpos de Van também estão disponíveis para os serviços de correio, e linha de ônibus da Freightliner é uma escolha popular entre os distritos escolares em todo o país.