Max Grabowsky formaram a rápida Motor Vehicle Co. em 1902 com a idéia de fazer caminhões comerciais transportando. Mais de 100 anos depois, a empresa de Grabowsky, que agora é conhecido no mundo inteiro como GMC, é uma das maiores fabricantes mundiais de caminhões em todas as formas e tamanhos. É considerada a linha de caminhões high-end e profissional para a General Motors mundo automotivo. A Formação do GMC camiões
General Motors comprou a Grabowsky em 1909, com a idéia de fazer os seus próprios caminhões. Em 1911, a GM comprou motores Reliance e revelou os GMC Trucks para o público no próximo ano. Os caminhões não foram um sucesso inicial, mas começou a crescer em estatura através de uma série de truques publicitários, incluindo uma viagem cross-country 1916. Naquele mesmo ano, os caminhões GMC foram utilizados pela primeira vez pelo Exército dos EUA. Durante esse tempo, a engenharia caminhão passou lentamente a partir de ex-funcionários da Reliance para funcionários da GM.
Primeiros Estilos e Crescimento
As capacidades dos primeiros caminhões explodiram na década de 1910 e anos 20, de menos de uma tonelada a 10 toneladas. Os caminhões estavam focados em resistência e não conforto. Primeira Guerra Mundial foi um grande avanço para a empresa, porque 90 por cento dos seus veículos vendidos foi para o governo dos EUA entre 1917 e 1919. Que viria a calhar no futuro.
Segunda Guerra Mundial
GMC continuou a evoluir seus modelos e do tamanho de seus caminhões durante os anos 1930, bem como um trabalho continuado com os militares. O início da produção cravado a Segunda Guerra Mundial, e em 1942 todos os GMC Trucks estavam indo para o esforço de guerra. A empresa ganhou o "E-Award" em 1944 para a excelência no esforço de guerra.
Pós-guerra
As coisas ficaram um pouco agitado após a guerra. Assim que a produção começou em veículos civis que fizeram greve dos trabalhadores durante seis meses em 1946. No entanto, até o final da década, a empresa contava com mais de 75 modelos em produção.
Os Anos Swell
Os anos 1950 e dos anos 60 trouxe um crescimento contínuo da GMC Truck como seus veículos ficou maior e mais inovador. Vans, primeiros utilitários e tratores passaram a fazer parte da linha GMC durante esta época. Em 1968, GMC foi o terceiro maior vendedor de caminhão na Terra.
A cara em mudança de camiões
Os anos 1980 e 90 trouxe uma série de mudanças para o GMC como ele lutou contra o aumento dos custos de produção e concorrência estrangeira. A empresa entrou no mercado de picape compacta durante esta época e focado fortemente em branding. Por exemplo, GMC Truck foi o caminhão oficial dos Jogos Olímpicos de 1984. Em 1988, ele parou a produção de seus caminhões pesados. Em 1996, a palavra "Truck" foi lançada como parte da marca GMC em um esforço para aumentar as vendas.
Modelos
Alguns dos mais conhecidos modelos GMC Caminhões incluem The Jimmy, Suburban, Sierra, Yukon e Rastreador.