Existem mais de uma dúzia de tipos diferentes de motores diesel utilizados em over-the-road caminhões hoje em dia, e cada um tem uma sequência própria. O tipo de motor preferido por um motorista indivíduo tem pelo menos tanto quanto a fazer a lealdade à marca como desempenho, economia de combustível, custo de manutenção ou qualquer outro aspecto de seu projeto. Detroit Series 60
Detroit Diesel foi fundada em 1937 por GM, para que a empresa tem muita experiência na concepção e construção de motores. O motor da série 60 é um motor de veio de excêntricos por cima Inline-6, e é uma das mais comuns na estrada. O D60 é um motor bastante fiável conhecida por sua resposta do acelerador, emissões limpas, torque e potência flexível de alta RPM. A economia de combustível não é o maior na estrada, mas outras virtudes do motor fazem dele uma escolha popular para grandes frotas e proprietários-operadores.
CAT Diesel
Poucos outros fabricantes têm a proveniência da Caterpillar. CAT tem o seu início no final do século 19 a produção de tratores movidos a vapor, e ramificou-se a partir daí para aplicações industriais, como tratores e equipamentos de construção. Populares motores N-Series da CAT são caros, pesados e têm o poder de alta RPM de alguns outros, mas carregam o legado industrial da empresa, fornecendo grande torque em baixa RPM e tanque-como confiabilidade. Estes motores são os preferidos para quem viaja de carro em regiões montanhosas, onde rampas íngremes e cargas pesadas necessitam de um motor com este tipo de grunhido. Para pesados transportando em condições extremas, muitos proprietários concordam que simplesmente não há substitutos para a CAT.
Cummins
Se alguma vez houve uma coisa como um "motor corporativa", em seguida, a Cummins é isso. Barato para comprar e muito longa duração, quando devidamente mantido, a Cummins oferece uma boa economia de combustível, à custa de algum poder. Não é como se a Cummins falta de potência, mas a sua concepção inerente significa que os níveis de alta potência só vêm sacrificando parte de sua economia de combustível. Isso faz com que a Cummins ideal para companyies menores, que não podem pagar mais caro nova Detroit ou motores Caterpillar. Cuidado com a compra de usados, porém, a Cummins é fortemente dependente da manutenção de rotina, portanto, quaisquer benefícios de custo que pode ter irá desaparecer logo após o término da garantia
Volvo
. Entre as subsidiárias da Volvo são Mack, Renault e Nissan Diesel. A família de motores Volvo pode ser melhor pensado como o "anti-CAT", como eles foram originalmente desenvolvidos para uso na Europa, onde a velocidade é limitada eletronicamente a 56 mph. Como tal, a família de motores Volvo sacrificar todas potência e de binário, em nome de economia de combustível. Embora as emissões, confiabilidade e economia de combustível são excelentes, este motor é mais adequado para aplicações leves (como ônibus e caminhões de carga) em áreas bastante planas, onde o torque não é necessária.