Como é caminhões irmã da Hilux e Tacoma, Toyota T100 e seus motores são praticamente indestrutíveis. Este foi um fato notoriamente demonstrada pelo auto entusiasta programa britânico Top Gear, quando seus apresentadores tentaram matar uma Hilux, definindo-lhe fogo, deixando um carro em cima dele, derrubando um edifício demolido em cima dela e, finalmente, estacionando-o em o fundo do oceano, para um total de 12 horas. Uma vez que era seco, o motor do caminhão despediu-se, e dirigi-lo de volta ao estúdio. Indestrutível, de fato. Introdução
Toyota introduziu o 3.0L e 3.4L V6 (codificado 3VZ-E e 5VZ-FE, respectivamente) motores em 1988, como parte de uma campanha agressiva para manter-se com a Nissan, que recentemente apresentou o seu próprio alto-metragem, overhead cam V6. Enquanto cabeçotes dos motores foram projetados pela Yamaha (que foi a engenharia de um conjunto semelhante para o Taurus SHO motor da Ford), estes eo resto do motor foram produzidos em sua totalidade pela Toyota. Variações de 3VZ da empresa também passou a poder 1992-1993 Camrys.
Especificações básicas
O 3.0L (na verdade, 2.958 cc, que arredonda para 3.0L) motor 3VZ foi inicialmente avaliado em 145 cavalos de potência, mas depois recebeu uma pequena colisão a 150 cavalos de potência e 180 libras-pé de torque. O 3.4L (3378 cc) 5VZ foi avaliado em 190 cavalos de potência e 220 libras-pé de torque, que é um aumento linear de 40 cavalos de potência e 40 libras-pé de torque em toda a linha. O 3VZ tem um furo de 3,4 polegadas e um curso de 3.2 polegadas, o 5VZ usa um furo de 3,7 polegadas e um curso de 3,2 polegadas. Bore over-quadrados do 5VZ /Proporção curso (o diâmetro do cilindro é maior em torno do traçado do virabrequim é longo) faz com que seja ideal para a produção de cavalos de alta RPM.
Heads
3VZ 3.0L usar o "grande angular" da cabeça do cilindro da Yamaha, que dão o ar de um caminho reto para dentro do cilindro do que de ângulo estreito designs.The 3.0L 3VZ-E é uma única árvore de cames à cabeça (SOHC, uma comando de válvulas em cada cabeçote) do motor, e é a única versão da família de motores VZ de se virar sem comando no cabeçote (DOHC dupla, duas árvores de cames montados em cada cabeça). O 3.4L 5VZ-FE (o "F" denota que ele usa uma cabeça de ângulo estreito) é, naturalmente, um motor DOHC, o que significa que parte de sua vantagem de 40 cavalos de potência é devido ao melhor fluxo de cabeça do cilindro e comando de válvula.
injeção
As primeiras versões do motor 3VZ usado injeção de combustível regulador de pressão do corpo, o que é inferior ao multi-ponto de injeção de combustível seqüencial sempre utilizado pelos motores de 5VZ. Injecção multi-ponto (onde o computador esguicha direito de combustível em porta de entrada da cabeça) distribui o combustível de forma mais uniforme do que o carburador do tipo de injeção do corpo do acelerador. Injeção de combustível multiponto quase sempre melhora torque em baixa RPM e potência de alta RPM.
Potencial
Com suas grandes bielas, virabrequim de uma peça, quatro cabeças de válvulas por cilindros e bloco de ferro fundido, o 5VZ é cheio de potencial. Certas versões twin-turbo desse motor muito ter visto mais de 900 cavalos de potência. As ações 3VZ apenas um bloco de motor semelhante ao seu primo de alto desempenho, o 3VZ-FE (que tem maior compressão, um virabrequim forjado e as hastes mais fortes). Se você está construindo uma 3VZ, é melhor gastar o dinheiro em um bom 3VZ-FE core.Fun fato: Top Gear escolheu uma Hilux 5VZ equipada para sua expedição polar, que por algum tempo realizou um recorde mundial como a única estrada-veículo já dirigiu para o Pólo Norte.