Dependendo do fluido hidráulico para operar um sistema de travagem pode ser perigoso. Um simples vazamento pode levar à morte de muitas pessoas. Essa é uma razão pela qual os trens, ônibus e carretas contam com freios a ar para parar seus veículos. Freios a ar, provaram-se um sistema de travagem eficaz e segura. Antes de Ar Freios
Para parar um trem antes de freios a ar foram desenvolvidos, um engenheiro soprou um sinal com o apito do trem. Isto alertou brakemen do trem para aplicar um freio de mão, em cada vagão. O guarda-freio que acione o freio em um carro e depois ter de saltar para o próximo carro e definir esse freio. Não só foi uma maneira ineficiente de parar um trem, era perigoso para os brakemen, que poderiam cair entre os vagões e ser ferido ou morto.
Westinghouse
George Westinghouse começou um novo negócio, em 1869, que fez o primeiro sistema de ar do freio válvula tripla. O novo sistema funcionou em três etapas para parar de forma eficiente e segura uma locomotiva. 1) O sistema cobrado para os freios poderiam ser liberados. 2) Quando os freios foram aplicados, a diminuição da pressão de ar e a válvula de ar permitidos para os tanques de reservatório. 3) O ar escapou uma vez que os freios foram aplicados eo aumento da pressão liberou os freios. Ao trabalhar deste modo, mesmo se o sistema de freio falhou (perdido de ar), os freios seria aplicado e o trem parava. Este é o oposto de como os outros sistemas de frenagem de trabalho: os freios falham e que o veículo não pode parar
Melhoria
Enquanto freios a ar eram um vasto. melhoria sobre os freios de mão, ainda pode levar algum tempo para que o ar seja bombeado por todo o trem para que os freios iria funcionar. Assim, a primeira grande melhoria para o sistema de travagem foi adicionar um compressor para o trem que bombeava ar através de um tubo de freio em um cilindro de ar em cada carro.
Cars
Automóveis começaram a usar freios a ar já em 1903. O primeiro carro de tê-los foi chamado de Tincher. Como melhorias continuaram a ser feitas para freios de ar do carro, um sistema de travagem reforço de potência de vácuo foi desenvolvido, que é semelhante à freios a ar modernos. É utilizado um vácuo para reduzir a necessidade de força física para aplicar os travões. Este sistema foi utilizado pela primeira vez em 1928 o Pierce-Arrow.
Competição
Além Westinghouse, outras empresas começaram a desenvolver sistemas de freio a ar. Um deles, Bendix, eventualmente mergeed com Westinghouse Air Brake Company Automotive em 1930. Em 1934, a empresa havia tomado o sistema de travagem do ar em todo o mundo e abriu fábricas na França, Alemanha, Ital e Inglaterra.
Segunda Guerra Mundial
A eclosão da II Guerra Mundial acelerou melhorias e aperfeiçoamentos do sistema de travagem a ar. Em 1949, freios a ar eram padrão em caminhões pesados, carretas e ônibus. Outras empresas também continuaram a entrar no mercado e não apenas desenvolver freios a ar, mas as versões mais recentes dos sistemas de travagem.