Baseado no popular Explorador SUV da empresa, o Ford Explorer Sport Trac é essencialmente idêntico ao seu primo, mas vem com uma cama de picapes em vez de uma área de carga traseira. Esta metade caminhão, metade SUV foi desenhado para competir contra tripulação de cabina e crossovers, como o Honda Ridgeline. Primeira geração do Sport Trac (2001 a 2005) foi melhorado em muitos aspectos, para a introdução da segunda geração em 2007. Especificações básicas
A primeira geração mede cerca de 205 centímetros de comprimento, 71 centímetros de largura e 70 centímetros de altura e veio com bastante longa distância entre eixos de 125 polegadas. Como é típico para os carros americanos modernos, a segunda geração foi maior em todos os sentidos: 210 centímetros de comprimento, 73 centímetros de largura, 71-72 cm de altura, com uma distância entre eixos de 130 polegadas. Peso aumentou de £ 4.349 para £ 4.570 para modelos de 4 rodas motrizes.
Primeira Geração Transmissão
A primeira geração Sport Trac estava disponível apenas com um overhead-cam versão do antigo modo de espera 4.0 litros Colónia do Ford V-6, que fez 205 cavalos de potência e 242 ft-lbs de torque com a ajuda de um coletor de admissão de comprimento variável. Esse é o mesmo motor usado na mesma safra Ford Ranger, Mazda B-Series, Mustang e Land Rover LR3. A transmissão ultrapassagem manual de 5 velocidades oferecido foi o M5OD de Mazda. O Sport Trac também teve, como opção, a primeira de 5 velocidades automática já usado em um automóvel americano, o Ford Bordeaux 5R55E.
Primeira Geração Desempenho
Com uma automática de 5 velocidades e padrão V-6, Cars.com apertou um 8,7 segundos 0-60 mph tempo de seu Sport Trac mula de teste, mas o caminhão estava tudo fora do vapor, pois ventou através do quarto de milha um lazer 16,7 segundo. Motor Trend lutou peso de 2 toneladas do Sport Trac através de seu teste de slalom, no montante de 55,7 mph. Economia de combustível média de MT para o esporte a longo prazo Trac tester foi de 16,6 milhas por galão.
Segunda Geração Transmissão
A Colônia V-6 eo auto de 5 velocidades permaneceu para a próxima geração do Sport Trac em 2007, mas a transmissão manual não era mais uma opção. A boa notícia veio na forma de uma poderosa 24 válvulas opcional, 4.6 litros modular motor V-8, que fez 292 cavalos de potência e 300 pés-lbs. de torque. O V-8 era e (a partir de 2010) ainda está disponível com uma de 6 velocidades automática. A 6 velocidades ajuda a manter a alta rotação modular V-8, em sua faixa de potência para melhor desempenho.
Segunda Geração Desempenho
Mesmo apesar de o caminhão aumentou em massa, o seu tempo de V-6 quarto de milha era realmente 0,1 segundo melhor para a segunda geração (em grande parte devido a cinco mais potência e 10 ft-lbs. mais torque), e seu 0-60 tempo melhorou para pouco mais de 8 segundos para que V -8 modelos equipados, que (estranhamente) em média uma milha por galão mais de V-6 modelos. Cars.com registrou uma velocidade de slalom de 56,3 mph para o modelo 2-wheel-drive V-6; esperar velocidade um pouco mais lento para 4WD ou V-8 modelos
.