Para 1978, a linha F-Series de picapes Ford recebeu um novo estilo, com caixas quadradas (farol e faróis retangulares em algumas guarnições) e uma grade mais alto. A aparência geral continuou a tradição dos últimos picapes Ford embora pareça mais ágil e moderna. Stylesides reta lados e Flaresides passo lados estavam disponíveis com uma cama curta 6,5 metros ou 8 metros de cama por muito tempo. Os níveis da guarnição começou com personalizado e continuado através Rangers e Ranger XLT ao topo com o novo pacote Lariat ranger de luxo. Recursos padrão (Custom)
A base personalizado guarnição tinha faróis redondos, um pára-choque dianteiro e grade cromada prata pintados e calotas. A transmissão manual de três marchas e freios veio de fábrica, assim como assento de vinil trim. SuperCabs de quatro portas tinha espaço na parte de trás de um assento traseiro opcional, enquanto os táxis regulares tinha uma área de armazenamento atrás dos bancos dianteiros. Opções individuais incluído tração nas quatro rodas, direção hidráulica, volante de toldo, ar condicionado, janela corrediça traseira, "Tu-Tone" pintura, AM ou rádio AM /FM, rádio CB, cruise control, estofos em vinil pesado, rodas personalizadas e vários pacotes de reboque.
Motores incluiu um 300 polegadas cúbicas inline-seis produzir 101 cavalos de potência e 302 polegadas cúbicas V-8 produzindo 130 cavalos de potência. Maior V-8 também estavam disponíveis, com deslocamentos que variam de 351 até 460 centímetros cúbicos. Um manual de quatro velocidades era opcional, como era um automático que foi ordenada por mais de dois terços dos compradores.
Rangers
Um passo acima do nível de acabamento personalizado Foi Ranger, que acrescentou faróis retangulares. Ele apresentava frisos laterais brilhantes no táxi e, por Stylesides, a cama. "Cota de malha" de estilo estofados de vinil foi incluído, com assentos de pano Skanda oferecidos como uma alternativa sem custo. Chrome calotas e acrescentou isolamento acústico também foram incluídos.
Ranger XLT
seguida a escada prestígio era o Ranger XLT, que ainda acrescentou que o isolamento acústico , com carpete cut-pilha e um headliner atualizado. Assentos pano-e-vinil, ou cadeia-mail vinil, foi incluído, assim como pequenas melhorias para o acabamento interior, tais como inserções de vinil madeira de grãos nos painéis das portas.
Rangers Lariat
O nível de acabamento novo, top-of-the-line para 1978 foi Rangers Lariat, disponível apenas para caminhões Styleside, que incluiu deluxe pintura em dois tons e emblemas especiais, porta traseira apliques e molduras. Ele apresentava compromissos interiores de luxo, com assentos de pano cortada em vinil extra-macio, carpetes extra, headliner especial vinil botão acolchoado e mapa bolsos nos painéis de acabamento das portas almofadadas.